UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 21h53

EUA condenam ex-rebelde das Farc à prisão

Um juiz de Nova York condenou, nesta sexta-feira, um ex-membro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) a mais de 20 anos de prisão por conspiração para importar toneladas de cocaína para os Estados Unidos.

Jorge Enrique Rodríguez Mendieta, de 47 anos, havia se declarado culpado em dezembro passado, admitindo que foi comandante da chamada Frente 24 das Farc entre 1998 e 2004.

Mendieta foi preso em 2004 na Colômbia e extraditado aos Estados Unidos em 2007.

"Jorge Enrique Rodríguez Mendieta ocupou o comando das Farc por anos, supervisionando a elaboração e distribuição de milhares de quilogramas de cocaína e participando da elaboração de políticas das Farc", disse o comunicado do fiscal americano Preet Bharara.

O papel do narcotráfico O correspondente da BBC Mundo em Bogotá, Hernando Salazar, afirma que, apesar de a Constituição da Colômbia proibir a extradição por delitos políticos, vários guerrilheiros das Farc foram enviados aos EUA por acusações relacionadas ao narcotráfico.

Entre os rebeldes mais importantes a serem extraditados estão Simón Trinidad e Sonia.

De acordo com Salazar, não há consenso sobre a participação do narcotráfico nas finanças das Farc, que também realizam sequestros e extorsões. Para autoridades colombianas e americanas, essas são as formas como a guerrilha financia suas atividades.

"Também não há consenso sobre se as Farc constituem um cartel tradicional do narcotráfico ou simplesmente cobram impostos aos traficantes que usam áreas onde operam os rebeldes", complementou Salazar.

O grupo é considerado uma organização terrorista pelo governo dos Estados Unidos. Autoridades americanas acusam as Farc de produzir mais da metade da cocaína do mundo, e de contrabandear dois terços da droga aos EUA.

Os rebeldes mantem sua campanha armada há mais de 45 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host