UOL Notícias Notícias
 

21/03/2010 - 18h27

Chef cingalês faz esculturas em manteiga

O chef de cozinha cingalês Vipula Athukorale se especializou em fazer esculturas de alimentos, principalmente com manteiga.

Athukorale, radicado em Leicester, na Grã-Bretanha, foi recentemente premiado com duas medalhas de ouro e uma de prata no prêmio Salon Culinaire, o maior evento da indústria da alimentação e da hospitalidade da Grã-Bretanha.

Uma de suas esculturas, que mostra uma detalhada cena do Flautista de Hamelin, incluindo pequenos ratos de manteiga, demorou quase 90 horas para ficar pronta.

Athukorale diz que descobriu o gosto pelas esculturas e seu talento desde criança, quando começou fazendo peças moldadas em barro.

Ele descobriu sua vocação profissional em 1984, quando começou a trabalhar como cozinheiro em hotéis cinco estrela no Sri Lanka, criando detalhadas esculturas para enfeitar as mesas dos restaurantes.

Ahtukorale já levou suas esculturas de manteiga, chocolate, frutas, açúcar ou legumes para hotéis em várias partes do mundo, incluindo Iraque, Emirados Árabes e Grécia.

Ele mudou-se para a Grã-Bretanha em 2004.

Apesar de sua especialização em esculturas de alimentos, Athukorale diz ter dificuldades para encontrar trabalho nessa área e sobrevive principalmente graças a encomendas de esculturas em poliestireno para enfeitar pontos comerciais ou eventos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h40

    -0,07
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h46

    -0,79
    75.377,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host