UOL Notícias Notícias
 
25/03/2010 - 12h20

Terremoto de magnitude 6,8 matou pelo menos 73 em Mianmar

Após tremor, estrada fica destruída na cidade de Tarlay, em Mianmar
O terremoto de magnitude 6,8 atingiu que Mianmar na quinta-feira deixou pelo menos 73 mortos, segundo informou nesta sexta-feira a rádio estatal do país. O tremor ocorreu próximo à fronteira com a Tailândia e com Laos.

De acordo com a agência geológica americana (USGS, sigla em inglês), o tremor de terra ocorreu às 20h25 des quinta-feira (10h55m em Brasília), e teve seu epicentro a cerca de 110km da cidade tailandesa de Chiang Rai.

A rádio estatal de Mianmar afirma que pelo menos 111 pessoas ficaram feridas. O tremor causar danos em 244 residências, 14 mosteiros budistas e nove prédios do governo.

O terremoto chegou a ser sentido na China e na Tailândia. Uma mulher morreu na cidade tailandesa de Mae Sai, mas poucos danos foram registrados nas demais localidades do país.

A cidade birmanesa de Tachileik, na fronteira com a Tailândia, sofreu o maior impacto do tremor de terra, além de vilarejos no Estado de Shan.

Rodovias e pontes de Mianmar foram destruídas, e muitos campos de arroz parecem ter ficado arruinados com a água e o lodo que saíram do solo.

Na cidade de Tarlay, pelo menos 15 casas foram destruídas, segundo informações do jornal estatal New Light of Myanmar.

A correspondente da BBC em Bangcoc Rachel Harvey afirma que Mianmar é despreparado para lidar com desastres naturais. Segundo ela, os sistemas de comunicação e a infraestrutura do país são frágeis.

Além disto, de acordo com Harvey, o governo militar birmanês tende a limitar a quantidade de informações que chega ao público. A repórter afirma que, devido a isto, o conhecimento do real tamanho da tragédia pode levar algum tempo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host