UOL Notícias Notícias
 

27/03/2010 - 21h04

BBC descobre evidências de massacre no Congo

A BBC descobriu evidências de um massacre recente de mais de 300 pessas na República Democrática do Congo.

Os assassinos seriam integrantes do grupo rebelde Lord's Resistence Army (Exército de Resistência do Senhor em português ou LRA na sigla em inglês), grupo paramilitar criado há mais de 20 anos com o objetivo de transformar Uganda em uma teocracia.

Hoje o grupo opera também no Congo, Sudão e República Centro Africana.

Um reporter da BBC que esteve no nordeste congolês disse que os rebeldes atacaram vilas remotas da região durante cinco dias em dezembro.

Ataques Os guerrilheiros do LRA, alguns vestidos como soldados do Congo, atacaram casas, saquearam, estruparam e sequestraram crianças, meninos para serem soldados e meninas para atuarem como escravas sexuais.

Em um dos ataques, os rebeldes obrigaram os moradores locais a carregar pesados sacos com mantimentos em uma marcha por quilômetros.

Os que não conseguiam acompanhar o ritmo de caminhada ou tentavam fugir eram mortos com golpes de machado ou pedaços de pau, segundo testemunhas.

A ONU escutou rumores de que ocorreria um ataque por volta do natal e reforçou a segurança em cidades maiores da região mas não nas vilas remotas onde a violência acabou acontecendo.

Os governo de Uganda, Congo Sudão lançaram uma campanha em 2008 para 'dizimar' o LRA mas esta não atingiu o objetivo e em dezembro daquele ano, o grupo atacou igrejas e vilas, matando pelo menos 900 pessoas e forçando milhares a deixarem suas casas, de acordo com dados da ONU.

A ong Human Rights Watch disse que este é um dos piores massacres já realizados pelo LRA.

Anneke van Woundenberg, porta voz da ong, disse que o massacre fornece "provas claras" da capacidade atual do LRA.

"Ao invés de ignorar os fatos, os governos da região e tropas de paz da ONU deveriam coordenar seus esforços para proteger civis e desenvolver uma estratégia competente para resolver o problema do LRA de uma vez por todas", disse ela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host