UOL Notícias Notícias
 

04/04/2010 - 17h55

Nove chineses são resgatados em mina inundada

A imprensa chinesa afirmou neste domingo que nove mineiros foram resgatados de uma mina de carvão que inundou na semana passada. Pelo menos 153 pessoas estavam presas.

A mina, na província de Shanzi, inundou no domingo passado, depois que os mineiros quebraram uma parede que dava acesso a um túnel abandonado.

Pelo menos 3 mil pessoas trabalham dia e noite para tentar retirar a água no local onde as pessoas estão presas.

Um a um, os mineiros salvos foram sendo retirados e colocados em ambulâncias, em meio à grande festa de jornalistas e equipes de resgate no local.

Alguns deles estavam em estado muito fragilizado e tiveram seus rostos cobertos para proteger os olhos, já que eles passaram uma semana sem ver luz.

Sinal Milhares de pessoas ajudaram a bombear a água da mina, que estava em construção.

As equipes de resgate ganharam novo ânimo na sexta-feira, quando ouviram o som de alguns mineiros batendo em um dos canos - o que indicava que eles ainda estavam vivos.

As equipes mandaram canetas, papel, comida e bebida pelos canos, mas não houve nenhum outro sinal dos mineiros no sábado.

Mais de cem pessoas conseguiram escapar da mina inundada no domingo passado, quando houve o acidente, mas outros 153 ficaram presos. As equipes de resgate acreditam que eles estão presos em mais de nove locais diferentes na mina.

A China possui algumas das minas de carvão mais perigosas do mundo. A economia do país depende muito do carvão. A maioria dos acidentes é atribuída à falta de segurança das instalações.

Segundo estatísticas oficiais, 2.631 mineiros morreram em 1.616 acidentes em 2009 na China, uma queda de 18% em relação ao ano passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h20

    0,60
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h26

    -0,87
    74.737,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host