UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 17h19

Australiano é hospitalizado após ataque de marsupial

Um homem que sobreviveu aos grandes incêndios florestais de 2009 na Austrália foi hospitalizado após ser atacado por um wombat, um marsupial parente do coala característico da fauna do país.

Bruce Kringle, de 60 anos, aparentemente pisou no animal por engano. O wombat reagiu e conseguiu derrubá-lo e morder suas pernas e braços.

Kringle, de Flowerdale, no nordeste de Melbourne, escapou depois de matar o animal com um machado.

Veterinários acreditam que o wombat poderia estar sofrendo de sarna e, portanto, irritadiço.

Ataque O paramédico Robert Gill disse que Kringle pisou no animal quando saía do trailer onde estava morando enquanto sua casa, destruída pelos incêndios florestais, estava sendo reconstruída.

"O wombat começou a se comportar bem mal e o atacou, ferindo a parte inferior das pernas e também os braços", disse Gill, segundo a emissora ABC News.

"Levou uns 20 minutos. Ele tentou deixar a área e fugir do wombat mas acho que (o animal) foi atrás dele." Há relatos de que moradores locais já vinham reclamando de um wombat que vagava pela área nos últimos dias.

Espécie ameaçada O wombat está entre as espécies nativas mais ameaçadas da Austrália. Os animais têm cerca de um metro de comprimento e podem pesar até 35 quilos.

Geoff McClur, do Departamento de Sustentabilidade e Ambiente da Austrália, afirmou que ataques de wombat são extremamente raros, mas o animal que atacou Kringle poderia estar mais agressivo devido à sarna, causada por ácaros em sua pele.

"Em estágios mais avançados, os wombats ficam muitos irritadiços e qualquer um que se aproxime deles é tratado como uma ameaça e (os marsupiais) pode correr na direção destas pessoas", disse.

McClur disse à agência de notícias australiana Australian Associated Press que a medida tomada por Kringle, matar o wombat, foi um ato de piedade, já que o animal provavelmente estava sofrendo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host