UOL Notícias Notícias
 

22/04/2010 - 17h54

Para 'Economist', Belo Monte ilustra desafio do Brasil moderno

A polêmica Usina Hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão para decidir qual consórcio a construirá foi realizado na última terça-feira, em Brasília, é tema de um artigo na edição desta semana da revista britânica The Economist.

No artigo, a publicação cita os protestos e a batalha judicial que envolveram o leilão e diz que o projeto, ao ter sido redesenhado para alagar uma área menor de floresta, ilustra um dos grandes desafios do Brasil moderno, o de preservar a natureza ao mesmo tempo em que a explora.

"Ironicamente, Belo Monte é um projeto marcado pelas lições do passado, desenhado e redesenhado para retirar energia das florestas sem destruí-las", diz a revista.

"Este desafio - de desenvolver as florestas e ao mesmo tempo mantê-las - é, de muitas formas, o enigma do Brasil moderno, ao qual o resto do mundo em desenvolvimento está assistindo de perto para ver se ele pode ser solucionado".

"Elefante branco" A revista enumera as diversas críticas de ambientalistas e movimentos sociais à instalação de Belo Monte na bacia do Rio Xingu, entre elas a de que a usina deve inundar grandes áreas da floresta tropical ao mesmo tempo em que deve trazer seca para outras partes.

Além disso, citando o fato de as mudanças na vazão do Rio Xingu não permitirem que a usina trabalhe com sua capacidade máxima em todos os meses do ano, a Economist afirma que não é surpreendente que muitos brasileiros a considerem um "elefante branco".

Mesmo assim, segundo a publicação, o Brasil precisa de investimentos em energia, principalmente "com uma economia preparada para crescer até 7% neste ano e com dezenas de milhares de brasileiros consumindo mais".

"Os manifestantes querem usinas solares e eólicas. Mas, sem Belo Monte, o Brasil provavelmente teria que construir usinas nucleares ou investir em termelétricas a carvão. Os protestos então seriam muito maiores".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,80
    3,257
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h14

    1,01
    63.865,81
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host