UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 20h59

México emite alerta e pede prudência a cidadãos no Arizona

O governo mexicano emitiu um alerta nesta terça-feira a seus cidadãos que viajam ao Estado americano do Arizona, após o governo local ter aprovado uma lei mais dura contra imigrantes.

"Existe uma atmosfera política adversa para comunidades de imigrantes e todos os visitantes do México", disse o comunicado do ministério das Relações Exteriores.

A lei, aprovada semana passada e classificada pelo México como discriminatória, autoriza a polícia a questionar estrangeiros sobre seu status no país se houver uma suspeita "satisfatória".

"Já que não há um critério claro e definido a respeito de quem e quando as autoridades vão inspecionar, deve ser entendido que todo cidadão mexicano pode ser importunado e questionado sem motivo, a qualquer momento", afirma.

Conselho O comunicado diz que todos os mexicanos vivendo, estudando ou visitando o Arizona devem agir com prudência e respeitar as leis locais.

Os estrangeiros que não conseguirem provar que estão em condições legais podem sofrer pena de até seis meses de prisão e multa de US$ 2,5 mil (cerca de R$ 4,5 mil).

Os consulados mexicanos em quatro cidades do Estado vão passar a abrir 24 horas por dia, sete dias por semana para oferecer aconselhamento legal a seus cidadãos que se sintam maltratados por autoridades americanas.

O governador do Arizona, o republicano Jan Brewer, diz que a lei "protege todo cidadão americano".

Calcula-se que metade dos 12 milhões de imgrantes mexicanos nos EUA esteja em situação ilegal ou sem os documentos regularizados.

O governo do Arizona estima contar com quase meio milhão de imigrantes, a maioria vinda de países da América Latina. O Estado é o principal ponto de entrada para imigrantes sem documentos nos EUA.

A lei deve entrar em vigor em 90 dias apesar de fortes críticas do presidente Barack Obama que classificou a nova legislação como "equivocada".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    0,17
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h18

    -0,48
    63.776,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host