UOL Notícias Notícias
 

08/05/2010 - 07h54

Espaha fecha 15 aeroportos por causa de nuvem vulcânica

A Espanha deverá fechar 15 aeroportos neste sábado por causa da nuvem de cinzas lançada por um vulcão na Islândia, que está seguindo em direção ao sul sobre o oeste da Europa.

Segundo a agência que administra os aeroportos espanhóis, Aena, os aeroportos afetados são os de Bilbao, San Sebastian, Vitoria, Zaragoza, Pamplona, La Rioja, Santiago, La Coruna, Vigo, Asturias, Santander, Leon, Valladolid, Burgos e Salamanca.

Segundo a agência, as restrições continuarão até pelo menos às 18hs do horário local (13hs na hora de Brasília).

A maioria dos voos entre a América do Norte e a Europa está sendo desviada por causa da nuvem, segundo autoridades da agência Eurocontrol, que cuida da segurança aérea do continente.

Em média, 600 aeronaves cruzam o Oceano Atlântico todos os dias, segundo correspondentes.

Segundo a Eurocontrol, aeroportos no norte de Portugal e partes do sul da França também poderão ser fechados neste sábado.

Na Grã-Bretanha, alguns voos vindos da Espanha estão sendo afetados.

Caos No aeroporto de Stansted, em Londres, 22 voos da empresa Ryanair para as Ilhas Canárias, cidades espanholas e portuguesas foram cancelados, assim como três voos da companhia Easyjet.

Imagens recentes mostraram que a atividade do vulcão de Eyjafjallajokull está se intensificando.

Especialistas em meteorologia britânicos disseram que o vulcão está expelindo cinzas a até 9,1 mil metros de altura.

No começo da semana, o espaço aéreo República da Irlanda, Irlanda do Norte e partes da Escócia foi afetado pelo problema.

No mês passado, nuvens de cinzas vulcânicas vindas da Islândia provocaram o fechamento de aeroportos europeus por seis dias. Milhões de passageiros não puderam viajar e estima-se que a indústria da aviação possa ter sofrido prejuízos de quase US$ 6 bilhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host