UOL Notícias Notícias
 

23/05/2010 - 10h56

Acidente de trem na China deixa 19 mortos, afirmam autoridades

Um trem de passageiros descarrilou no sudeste da China, na madrugada deste domingo, causando a morte de 19 pessoas e deixando 71 feridos.

O trem se chocou contra sujeira e destroços deixados nos trilhos por um deslizamento de terra, em uma área montanhosa da província de Jiangxi, informou o Ministério das Ferrovias.

O trem seguia de Xangai para a área turística de Guilin.

Nos últimos dias, Jiangxi foi atingida por fortes chuvas, que causaram deslizamentos e enchentes em algumas fazendas.

As autoridades abriram uma investigação para determinar as causas do acidente e há informações de que o governador da província, Wu Xinxiong, esteve no local para acompanhar as operações de resgate.

Equipamento pesado A locomotiva e oito dos 17 vagões parecem ter virado no acidente, perto da cidade de Fuzhou.

Cerca de 2.000 pessoas, entre elas bombeiros, policiais e soldados, passaram a noite trabalhando para tentar liberar os passageiros e retirar os corpos do local, usando equipamento pesado para cortar as ferragens, informou a agência estatal chinesa Xinhua.

As autoridades não sabem quantos passageiros havia no trem na hora do acidente.

Mais de 280 pessoas foram retiradas do trem e 53 foram liberadas das ferragens até às 9h00 am, hora local, deste domingo.

Um oficial da polícia ferroviária disse à Xinhua que cada vagão tinha 118 assentos e quatro desses vagões ficaram "seriamente danificados".

Segundo a agência, um sobrevivente disse que a ocupação de seu vagão era de menos da metade.

O presidente Hu Jintao pediu às autoridades ferroviárias que reabram as linhas assim que possível. A expectativa é de que elas estejam em pleno funcionamento na segunda pela manhã.

Cerca de 8.000 metros cúbicos de lama e pedras foram retirados dos trilhos Mais de 4.000 moradores da área tiveram que deixar suas casas por causa das enchentes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h29

    -0,30
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host