UOL Notícias Notícias
 

26/05/2010 - 08h05

Casal de idosos é soterrado por lixo dentro de casa nos EUA

Um casal de idosos foi encontrado soterrado sob uma pilha de lixo dentro de sua casa, na área sul de Chicago, informou a mídia local.

Vizinhos e a família disseram ao jornal Chicago Tribune e à estação de rádio WBBM 780, de Chicago, que Thelma e Jesse Gaston são reclusos e não tem filhos.

A família disse que não tinha contato físico com eles há anos. O casal, na faixa dos 70 anos, não era visto havia cerca de duas semanas.

Os bombeiros foram chamados por vizinhos, preocupados com o cheiro e a ausência do casal.

Na segunda-feira, eles tiveram que usar roupas especiais para entrar na casa, porque o forte mau cheiro exalado no local apresentava riscos de substâncias prejudiciais à saúde.

Os dois foram encontrados sob a pilha de lixo e estão sob tratamento em um hospital em condição crítica, segundo o Chicago Tribune.

Aparentemente, Thelma Gaston estava andando pela casa quando tropeçou e caiu na pilha de lixo. O marido teria tentado ajudá-la, mas também ficou preso.

Há informações de que Thelma apresentava sinais de mordidas de rato.

Os vizinhos já haviam reclamado da quantidade de lixo no jardim e das más condições em torno da casa, mas segundo a imprensa de Chicago, ninguém imaginava que o estado fosse o mesmo dentro da residência.

As autoridades acreditam que o casal sofria da Síndrome de Diógenes, um distúrbio obsessivo-compulsivo em que o portador não consegue jogar fora objetos aparentemente sem valor.

Segundo Christiana Bratiotis, diretora de um projeto de pesquisas sobre a síndrome na Universidade de Boston, entrevistada pelo Chicago Tribune, "(os portadores) acreditam que se jogarem as coisas fora, algo ruim vai acontecer. Eles adoram ter suas coisas em volta".

"A ideia de jogar coisas fora causa uma quantidade significativa de estresse (para eles)", disse ela.

As autoridades de Chicago acreditam que, por causa da quantidade de lixo e do estado de manutenção da casa, o prédio terá que ser condenado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host