UOL Notícias Notícias
 

11/06/2010 - 03h51

Bisneta de Mandela morre em acidente após show de abertura da Copa

Um acidente de carro matou a bisneta de 13 anos de Nelson Mandela, Zenani Mandela.

O incidente ocorreu após o concerto de abertura da Copa do Mundo, na quinta-feira, no Orlando Stadium em Johanesburgo.

Um porta-voz da polícia disse que a adolescente viajava de carro junto com a ex-mulher de Mandela, Winnie, que teria sido levada para um hospital. A Fundação Mandela, no entanto, informou à BBC que Winnie não estava no veículo.

Segundo as declarações do porta-voz, o carro capotou em uma estrada perto do centro de Johanesburgo. O motorista foi preso e a polícia abriu uma investigação de homicídio culposo para apurar o caso.

Em comunicado, a Fundação Mandela disse que o acidente, envolvendo apenas um carro, não deixou mais feridos e que a família pediu "privacidade durante o luto por essa tragédia".

Geração pós-apartheid Zenani era uma das nove bisnetas de Mandela e um dos símbolos da geração pós-apartheid, muitas vezes aparecendo ao lado do bisavó em cerimônias. A adolescente havia completado 13 anos na última quarta-feira, 9 de junho.

O ex-presidente sul-africano, que faz 92 anos em julho, é aguardado na abertura oficial da Copa do Mundo nesta sexta-feira em Johanesburgo.

Na quinta-feira, o show da abertura oficial da Copa do Mundo reuniu mais de 30 mil pessoas no Orlando Stadium, no bairro de Soweto.

O longa lista de artistas incluiu a cantora colombiana Shakira, voz oficial da Copa, a banda Black Eyed Peas e a cantora Alicia Keys, e as estrelas africanas Amadou & Mariam, Angélique Kidjo, Hugh Masekela, Tinariwen, Vieux Farka Touré e Vusi Mahlasela, entre outros.

A África do Sul espera 350 mil visitantes para assistir ao maior espetáculo mundial do futebol, que se realiza pela primeira vez na África.

Tragédias pessoais Mandela se casou três vezes, teve seis filhos, 20 netos e nove bisnetos.

Sua vida é marcada não apenas pela luta e vitória contra o regime do apartheid, que terminou em 1994, como também por tragédias pessoais.

O primeiro filho de Mandela, Madiba Thembekile, nascido em 1946 e fruto do primeiro casamento do então ativista, também morreu em um acidente de carro em 1969, enquanto Mandela estava preso. Ele passou 27 anos na prisão.

O segundo filho Makgatho Mandela morreu vítima da Aids em 2005.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host