UOL Notícias Notícias
 

11/06/2010 - 15h18

Para líder iraniano, potências nucleares 'monopolizam' ciência

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, acusou nesta sexta-feira as potências nucleares mundiais de monopolizarem a ciência e a tecnologia em benefício próprio.

As declarações foram feitas durante uma visita ao pavilhão iraniano na Exposição Mundial em Xangai, na China.

Ahmadinejad criticou os Estados Unidos, dizendo que o país usou suas próprias armas nucleares, mas agora se recusa a admitir o uso pacífico da tecnologia nuclear por outros países.

O líder iraniano disse que o presidente americano, Barack Obama, está interferindo em assuntos internos de outros países da mesma maneira que seu antecessor, George W. Bush.

Ahmadinejad atacou ainda as sanções contra o Irã aprovadas na quarta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU. Para ele, a resolução do conselho é "apenas papel", sem base legal.

Ele descartou, por enquanto, a expulsão dos inspetores internacionais que tentam monitorar o programa nuclear iraniano. Segundo ele, não há razão para que a equipe de inspetores deixe o país.

Rússia Também nesta sexta-feira, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, afirmou ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, que seu governo decidiu congelar a venda de mísseis para o Irã, em cumprimento às sanções aprovadas na quarta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU.

As informações foram divulgadas pelo governo francês após um diálogo entre os dois líderes. Putin teria dito que a Rússia tomaria a decisão apesar do "custo muito alto" para o país.

Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, havia dito considerar que um contrato para a venda ao Irã de mísseis terra-ar do sistema de defesa S-300 não estaria sujeito aos limites impostos pelas sanções da ONU.

A Rússia concordou em fornecer ao Irã os sistemas S-300 em 2007, mas nunca entregou as armas.

Os Estados Unidos e Israel temem que os mísseis, projetados para enfrentar aeronaves e outros mísseis, possam ser usados para proteger as instalações nucleares iranianas de possíveis ataques.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host