UOL Notícias Notícias
 

16/06/2010 - 08h44

Casal de namorados é torturado e eletrocutado em 'crime de honra' na Índia

Um casal de namorados foi torturado e assassinado em um suposto crime de honra em Nova Déli, em um caso que chocou a Índia.

Yogesh Kumar Jatav e a namorada, Asha Saini, ambos com 19 anos, foram torturados e espancados durante quatro horas e eletrocutados até morrerem na madrugada de segunda-feira, segundo a mídia local.

O pai da jovem, Suraj Kumar Saini, e o tio, Om Prakash, foram indiciados pelo crime, que teria sido cometido porque eles não aprovavam a relação de Asha com um rapaz de uma casta diferente.

"Ao serem perguntados por que tomaram um passo tão drástico, Saini e Om Prakash disseram que Asha não deixou alternativa", disse um policial ao jornal Hindustan Times. "Eles disseram que Asha os frustrou profundamente e que a família não se arrependia de tê-los matado." Sem arrependimento Segundo o jornal Expressindia, o tio da jovem disse que não se arrepende do que fez. "O que você faria se alguém entrasse em sua casa às 00h30 para encontrar sua filha?" Ainda segundo a mídia local, Asha queria se casar com Yogesh, que era motorista de táxi, mas sua família estava tentando arranjar o casamento dela com outra pessoa e havia alertado a jovem a terminar o relacionamento.

Os corpos dos dois foram encontrados, amarrados e com marcas de violência, na casa do tio da jovem, depois que vizinhos chamaram a polícia.

Os vizinhos disseram que tentaram entrar na casa ao ouvirem os gritos do casal, mas foram recusados pelo tio da jovem, que disse que estava cuidando de uma questão familiar.

Suraj Kumar Saini e Om Prakash serão mantidos em custódia policial até esta quinta-feira para serem interrogados.

A polícia também quer investigar se outros membros da família estavam envolvidos no crime.

Crimes de honra Os chamados crimes de honra ainda são comuns na Índia rural, mas esse caso chocou o país por sua brutalidade e por ter ocorrido na capital do país.

Muitos desses casos são de mulheres que foram desfiguradas com ácido ou assassinadas pelos maridos ou pela família por terem, na visão deles, manchado sua honra.

A Índia possui um complexo e rígido sistema de castas que designa a posição de cada pessoa na hierarquia social com base em fatores hereditários.

Apesar de leis banindo a discriminação, a violência relacionada a preconceitos contra pessoas de castas mais baixas também ainda é bastante comum em várias partes do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,27
    3,252
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    1,58
    74.594,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host