UOL Notícias Notícias
 

16/06/2010 - 16h49

Israel adia decisão sobre afrouxar bloqueio a Gaza

O governo israelense adiou para quinta-feira a decisão sobre afrouxar ou não o bloqueio imposto à Faixa de Gaza.

Antes da reunião do gabinete do premiê Binyamin Netanyahu, nesta quarta-feira, ministros haviam dito que a expectativa era que o bloqueio terrestre ao território palestino fosse suavizado, permitindo a entrada de mais produtos.

Mas espera-se que Israel mantenha o bloqueio marítimo à Gaza, medida que o governo israelense afirma ser necessária para a segurança do país, ao impedir a entrada de armas para o Hamas, grupo palestino que controla o território.

O bloqueio foi imposto por Israel em 2007 quando o Hamas assumiu o controle de Gaza.

Investigação A Turquia afirmou nesta quarta-feira que formou uma comissão para investigar o ataque israelense a uma frota que tentava furar o bloqueio à Gaza para entregar ajuda humanitária ao território, operação que matou nove pessoas.

O objetivo da comissão seria "determinar as dimensões nacionais e internacionais da operação" além de preparar o terreno para uma eventual investigação internacional, segundo o Ministério das Relações Exteriores turco.

Israel formou uma comissão de três pessoas mais dois observadores internacionais para investigar o ocorrido.

Mas a Turquia rejeitou a decisão, insistindo em uma investigação internacional completa.

A União Europeia elogiou a medida israelense como "um passo adiante", mas afirmou que irá fazer novos comentários apenas após a apresentação das conclusões da investigação.

A ministra das Relações Exteriores da União Europeia, Catherine Ashton, disse que o ataque israelense aos ativistas seria "inaceitável".

Também chega à região nesta quarta-feira o enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell, para tentar retomar as negociações indiretas entre palestinos e israelenses.

Mitchell encontra-se na quinta-feira com o premiê israelense Binyamin Netanyahu e o ministro da Defesa, Ehud Barak. Na sexta-feira, ele se encontra com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host