UOL Notícias Notícias
 

30/06/2010 - 09h00

Terremoto de magnitude de 6,4 atinge sul do México

Um terremoto de magnitude de 6,4 atingiu o estado de Oaxaca, no sul do México, na madrugada desta quarta-feira, de acordo com informações do Serviço Sismológico Nacional do México.

Ainda não havia informações de danos materiais nem de vítimas, mas equipes de defesa civil em Oaxaca disseram que estavam checando as comunidades afetadas pelo terremoto para avaliar os danos.

Os tremores, que foram sentidos às 2h22 da madrugada, no horário local (4h22, no horário de Brasília), chegaram até a Cidade do México, a cerca de 350 quilômetros do epicentro, que foi registrado em uma área montanhosa a 120 quilômetros da cidade de Oaxaca, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O serviço sismológico mexicano situa o epicentro exatamente oito quilômetros ao sudeste de Pinotepa Nacional, no estado de Oaxaca.

Muitas pessoas dormiam quando começaram a sentir as casas e prédios balançando e, assustadas, saíram para as ruas.

Outras começaram a escrever comentários em fóruns e redes sociais na Internet antes mesmo de os próprios meios de comunicação veicularem notícias sobre o terremoto.

O tremor ocorreu a uma profundidade de dez quilômetros.

Helicópteros
Várias agências de notícias informaram que os prédios na Cidade do México começaram a se mover e que muitos moradores saíram às ruas de pijama.

"Não temos notícias de prédios danificados nem de pessoas feridas, muito menos de vítimas", informou o diretor de Proteção Civil da capital mexicana, Elías Miguel Moreno, a uma rádio local.

O prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, disse em sua conta do Twitter que "30 hospitais e 220 clínicas não tinham relatado danos, o sistema de águas não tinha sofrido interrupção e o metrô da capital se encontrava sem danos e operando".

Imediatamente depois do tremor foram ouvidos vários helicópteros que sobrevoavam o centro da Cidade do México, provavelmente para identificar possíveis danos.

De acordo com informações da Proteção Civil do México, o tremor foi sentido com maior intensidade nos municípios da pequena costa de Guerrero.

Na Cidade do México, as autoridades disseram que houve quatro tremores menores que foram sentidos na capital, com uma intensidade de 4 graus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h09

    -0,30
    3,159
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h12

    1,33
    69.545,97
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host