UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 20h23 / Atualizada 06/07/2010 - 20h23

Autoridades britânicas cercam suspeito que declarou 'guerra à polícia'

A polícia de Northumberland, nordeste da Inglaterra, afirmou que está fechando o cerco contra um suspeito de assassinato foragido desde o final de semana que declarou "guerra" às autoridades em uma carta enviada a um jornal.

Os policiais impuseram uma zona de isolamento em volta de um vilarejo de Northumberland onde Raoul Moat, de 37 anos, teria se refugiado.

Uma carta publicada por um jornal britânico e atribuída a Moat afirma que ele declarou "guerra à polícia" e não vai parar até ser morto.

Moat é suspeito de ferir a tiros um policial no sábado, depois de ter ferido a tiros a ex-namorada e matado um homem.

Carta Moat teria disparado contra a ex-namorada, Samantha Stobbart, 22 anos, e contra o namorado dela, Chris Brown, 29 anos, no sábado, em Gateshead. Stobbart foi ferida e seu estado é descrito como "estável", mas Brown morreu.

No domingo, Moat teria disparado contra o policial David Rathband, de 42, que estava em um carro de patrulha, perto de Newcastle. O policial também passa bem.

Desde então, Moat, que saiu da prisão de Durham depois de cumprir pena de 18 meses por agressão, está foragido.

Uma carta de 49 páginas escritas à mão atribuída a Moat foi entregue ao jornal The Sun.

"Na noite passada, liguei para o 999 (o serviço de emergências britânico) e declarei guerra contra a polícia antes de atirar contra um policial (...)", diz a carta.

"Liguei de novo e avisei que eles vão pagar pelo que fizeram comigo e Sam (Samantha Stobbart)." "O público não precisa ter medo, mas a polícia deveria, pois não vou parar até ser morto", diz o documento.

Policiais armados estão fazendo buscas em prédios abandonados, bosques e campos para tentar encontrar Moat.

Foram divulgados alertas aos moradores da região, no nordeste da Inglaterra, para que eles permaneçam em casa. A polícia acredita que o suspeito tenha fugido a pé depois de abandonar o próprio carro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host