UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 19h02

Risco de represa transbordar leva México a evacuar 18 mil

Cerca de 18 mil pessoas que moram na cidade de Ciudad Anahuac, no nordeste do México, tiveram que deixar suas casas devido ao risco de um represa próxima transbordar.

O prefeito da cidade disse que o nível da água na represa de Venustiano Carranza atingiu um nível crítico após a passagem do furacão Alex pela região, na semana passada.

Tentativas de diminuir o nível da barragem, com a abertura de comportas, foram prejudicadas por falhas elétricas.

A previsão é de que a represa possa transbordar ainda nesta terça-feira.

Trauma psicológico Os moradores de Ciudad Anahuac, no Estado de Nuevo León, foram levados a abrigos temporários em cidades próximas.

A passagem do furacão levou a evacuação de cerca de 40 mil habitantes do Estado, segundo a imprensa local, incluindo pessoas beneficiadas por um programa de assistência psicológica do governo federal.

O governo deslocou 55 psicólogos e psiquiatras para atender "todos os problemas agudos resultantes da experiência traumática" da passagem do furacão, segundo o responsável pelo programa, Jesús Zacarías Villarreal Pérez, de acordo com o jornal mexicano La Voz de Michoacán.

Alem disso, foram mobilizados 6,5 mil médicos e enfermeiros para tentar conter eventuais surtos de dengue e outras epidemias.

A passagem do Alex pelo México matou pelo menos 12 pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host