UOL Notícias Notícias
 
07/07/2010 - 18h27 / Atualizada 07/07/2010 - 18h52

Ataques contra xiitas matam pelo menos 33 pessoas no Iraque

Pelo menos 33 pessoas morreram e outras cem ficaram feridas em uma série de ataques com bombas contra peregrinos xiitas que iam para um templo no norte de Bagdá, capital do Iraque, de acordo com a polícia iraquiana. Entre as vítimas, 28 foram mortas quando um suicida explodiu seu dispositivo em meio à multidão que caminhava pelo bairro predominantemente sunita de Adhamiya, em direção à mesquita xiita do imã Moussa al-Khadim.

Cinco peregrinos foram mortos em outras duas explosões na região leste da capital iraquiana.

A segurança foi aumentada em Bagdá para proteger os milhares de peregrinos que estão participando de um festival cujo ponto alto será nesta quinta-feira.

No local onde fica o templo, a área de Khadhimya, a circulação de veículos foi proibida e cerca de 200 mil integrantes das forças de segurança foram enviados ao local, para as rotas principais a ser percorridas pelos peregrinos.

Tumulto O festival que foi atingido pelos ataques nesta quarta-feira marca o aniversário de morte do sétimo imã xiita, que viveu no século 8, Moussa al-Khadim.

Em 2005, cerca de mil peregrinos foram mortos em um tumulto na Ponte do Imã, que cruza o rio Tigre entre Khadhimya e Adhamiya, depois que boatos sobre um ataque suicida se espalharam em meio à multidão.

O correspondente da BBC em Bagdá Gabriel Gatehouse afirma que, o nível geral de violência é bem mais baixo nos últimos anos, e as tensões sectárias diminuíram, mas os ataques como os ocorridos nesta quarta-feira ainda são muito frequentes, particularmente em eventos religiosos importantes.

As explosões ocorreram no momento em que os Estados Unidos se preparam para retirar todas as tropas de combate do Iraque até o final de agosto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host