UOL Notícias Notícias
 
11/07/2010 - 21h37 / Atualizada 11/07/2010 - 22h09

Atentados a bomba 'matam pelo menos 23' em Uganda

Pelo menos 23 pessoas morreram e várias outras ficaram feridas na explosão de duas bombas na capital de Uganda, Kampala, neste domingo, segundo informações da polícia do país.

Os ataques coordenados aconteceram em um restaurante etíope e em um clube de rúbgi que transmitiam o jogo Espanha e Holanda, a final da Copa do Mundo.

As autoridades suspeitam que o grupo islamista Al-Shabab, da Somália , esteja por trás dos atentados. Tanto Uganda quanto Etiópia apoiam militarmente o governo interino somaliano.

De acordo com testemunhas, as bombas em Kampala foram detonadas no meio da multidão, aparentemente com o objetivo de provocar o maior número de mortes possível.

"As bombas definitivamente tinham como alvo a multidão que assistia à Copa", afirmou o inspetor-geral da polícia de Kampala, Kal Kayihura, segundo a agência de notícias AFP.

Retaliação Militantes da Somália já haviam ameaçado atacar Kampala em retaliação ao apoio militar do país ao governo em Mogadíscio.

"A informações que temos indicam que 13 pessoas morreram no restaurante Ethiopian Village e várias outras estão feridas. E mais de dez teriam morrido no clube de rúgbi", afirmou Kayihura à agência Reuters.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou os ataques de "deploráveis e covardes".

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, Mike Hammer, divulgou uma nota afirmando que o presidente "está profundamente entristecido pela perda de vida resultante destes ataques deploráveis e covardes, e envia condolências ao povo de Uganda".

"Os Estados Unidos estão prontos para fornecer qualquer assistência pedida pelo governo de Uganda." Cerca de 5 mil soldados da União Africana cedidos por Uganda e Burundi estão na capital somaliana para dar proteção ao governo interino.

Os militares frequentemente lutam contra insurgentes islamistas que controlam as regiões sul e central da Somália.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host