UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 09h02

Milionário britânico é preso por ataque a helicóptero

Um milionário britânico foi condenado à prisão por um episódio que poderia ter saído de um filme de ação, como Um Dia de Fúria. Houshang Jafari, 58, foi condenado por jogar um saco com pedaços de galinha contra as hélices de um helicóptero, tentado chutar a porta ao aparelho e, falhando as duas outras estratégias, agarrado um dos seus esquis de pouso.

O milionário afirma que apenas ficou na ponta dos pés, levantou as duas mãos e gritou para o piloto para o piloto da aeronave.

A aeronave havia apanhado dois passageiros e decolava quando Jafari, que pesa quase 140 quilos, teria lançado o "ataque", indignado com o pouso em um terreno comum aos moradores de um hospital do século 16 convertido em apartamentos de luxo.

O caso foi julgado na terça-feira e o juiz Michael Roach criticou o destempero do milionário como "deliberado e temerário".

"Agarrar o esqui de pouso direito durante a decolagem foi muito perigoso e poderia ter desestabilizado a aeronave, que tinha subido apenas seis pés (1,82 m) acima do solo", disse o magistrado.

Além da condenação a um ano de prisão, o milionário terá de arcar com as custas do processo, que alcançaram 2,8 mil libras (R$ 7,8 mil).

"Não há motivos, me parece, para que o povo tenha que arcar com essas custas", disse Michael Roach.

Em sua versão, Jafari diz que não atacou o helicóptero. Ele alega que apenas ficou na ponta dos pés, levantou as duas mãos e gritou: "Onde diabos você está indo?" "Não cheguei a tocar o helicóptero de nenhuma forma. Sou um homem gordo, meu pé não sobe. Como poderia ter chutado (a porta)?", defendeu-se.

O piloto do helicóptero, Mark Blokland, e sua esposa, que o acompanhava, afirmaram não ter mais voado de helicóptero desde o incidente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    -0,94
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h07

    1,48
    64.701,78
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host