UOL Notícias Notícias
 
14/08/2010 - 16h53

Obama pede que americanos prestigiem turismo na Flórida

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu neste sábado para que os americanos visitem a Flórida para ajudar na recuperação do turismo local, afetado pelo vazamento de petróleo no Golfo do México.

Obama disse que levou sua esposa e filha mais velha para a visita à costa da região "para mostrar aos americanos que eles devem vir aqui".

"É espetacular. E não apenas para ajudar a região, mas porque é um lugar lindo de se visitar."
"Por causa dos esforços de limpeza as praias estão limpas, liberadas e seguras", disse ele.

Indenizações
O turismo é uma das principais forças da economia da Flórida mas este ano a costa do Estado recebeu bem menos turistas do que o normal.

O correspondente da BBC em Miami Andy Gallagher diz que isto se deve a percepção errada de que suas praias estariam poluidas.

O vazamento foi iniciado no dia 20 de abril, quando a plataforma Deepwater Horizon, de propriedade da Transocean e operada pela BP, explodiu e afundou, em um acidente que matou 11 funcionários.

Neste sábado Obama disse que embora o petróleo não vaze mais nas águas do Golfo, "nosso trabalho não terminou e não descansaremos até que ele termine".

Ele disse que continuará pressionando a BP para que a empresa processe rapidamente os pedidos de indenização com o fundo de US$ 20 bilhões estabelecido para esta finalidade.
Qualquer atraso no pagamento seria "inaceitável", especialmente para os que perderam sua fonte de renda com o vazamento.

Obama disse que ainda que "não descansará até que o meio-ambiente esteja recuperado, leve o tempo que levar".

A BP disse que a estratégia temporária para conter o vazamento até que um outro poço esteja pronto e interrompa o fluxo em definitivo vem funcionando, embora o governo americano diga que não tem certeza de que a solução seja 100% segura.

A empresa britânica diz que retomará os trabalhos para a perfuração do outro poço assim que as condições meteorológicas permitirem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host