UOL Notícias Notícias
 
03/04/2011 - 19h08

Destroços do avião da Air France que fazia o voo 447 são achados no Atlântico

Investigadores franceses disseram neste domingo que destroços do avião da Air France que caiu no Atlântico em 2009 foram encontrados.

Sem dar detalhes, os investigadores anunciaram que equipes de busca localizaram os destroços nas últimas 24 horas. Eles disseram que divulgariam mais informações no futuro.

O voo AF 447 desapareceu em 31 de maio de 2009 após decolar do Rio de Janeiro rumo a Paris, com 228 pessoas a bordo.

Em 18 de fevereiro, teve início uma nova fase de buscas pelos destroços do avião, prevista para durar até julho. A Air France e a Airbus devem financiar os trabalhos, que vão custar US$ 12,5 milhões (R$ 20,8 milhões).

O governo francês anunciou que, caso a fuselagem fosse localizada, financiaria uma operação para a retirada dos destroços. O governo espera encontrar nos destroços as caixas-pretas do avião, consideradas fundamentais para desvendar as causas da catástrofe.

Uma busca inicial encontrou 50 corpos e centenas de peças do avião, incluindo sua traseira.

Área maior

A nova área delimitada para as buscas do Airbus A330-200 é mais vasta do que a da fase anterior, que havia sido de 2 mil quilômetros quadrados e posteriormente estendida a 6 mil quilômetros quadrados.

As três fases anteriores permitiram vasculhar até o momento cerca de 7 mil quilômetros quadrados, declarou Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Análises e Investigações (BEA, na sigla em francês), que investiga o acidente.

Segundo o governo francês, as investigações permitiram concluir que as zonas já exploradas não precisam ser vasculhadas novamente.

Na fase anterior de buscas, realizada entre abril e maio do ano passado, a área havia sido delimitada com base em cálculos sobre as correntes marinhas realizados por institutos internacionais.

Nas novas buscas, estão sendo utilizados três robôs submarinos Remus e um navio, o Alucia.

Familiares das vítimas têm exigido que as buscas continuem para permitir o esclarecimento das causas do acidente.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,69
    4,088
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    -0,83
    103.501,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host