Novos dados mostram que negros votaram mais do que brancos nas eleições de 2012 nos EUA
Recentemente, o Census Bureau dos Estados Unidos --similar ao nosso IBGE--, divulgou um novo estudo sobre a eleição presidencial de novembro de 2012, corrigindo análises feitas a partir de sondagens de boca de urna.
Segundo o Bureau, a participação eleitoral dos negros americanos vem aumentando regularmente desde 2004 e, em 2012, ultrapassou a participação dos eleitores brancos. Assim, 66,2% dos cidadãos negros foram votar em novembro do ano passado, enquanto a taxa dos cidadãos brancos foi de 64,1%.
Como é sabido, o voto não é obrigatório dos Estados Unidos e o absenteísmo eleitoral sempre preocupou os dirigentes americanos. No entanto, os estudos mais recentes demonstram uma evolução mais significativa. A participação eleitoral dos brancos vem declinando, enquanto a participação global dos não brancos (dos afro-americanos, latinos e asiático-americanos) nas eleições, vem aumentando e atingiu 26,3% em 2012, sua maior porcentagem histórica.
Completando a análise dos dados do Census Bureau, o instituto de sondagens Pew Research Center observa que o número de eleitores latinos (ou hispânicos) cresceu em números absolutos, integrando mais 1,4 milhão de eleitores entre 2008 e 2012, mas diminuiu em números relativos. Desse modo, contrariamente ao que se escreveu depois da presidencial de novembro, a participação eleitoral dos latinos (48,0%) foi bem menor que a dos brancos (66,2%) e dos negros (64,1%).
Também se havia escrito que a reeleição de Obama foi favorecida pelo aumento da participação eleitoral dos jovens. Mas não foi bem assim. Na realidade, a porcentagem de votantes da faixa etária 18-24 anos, diminuiu bastante entre 2008 (48,5%) e 2012 (41,2%). Ou seja, em cada 10 jovens americanos com idade de votar, 6 ficaram em casa no dia que Obama foi reeleito.
Contudo, o quadro geral permanece desfavorável aos republicanos, cujo eleitorado é predominantemente branco. No do que diz respeito aos eleitores negros, sabe-se que eles votaram maciçamente --numa porcentagem de 93%-- em Obama.
Além do mais, a evolução demográfica registra um declínio progressivo da população branca americana. O contingente dos americanos não brancos em idade de votar alcançará 37,2% em 2020 e 54,8% da população americana com mais de 18 anos em 2060.
Vale lembrar que em novembro de 2012, Barack Obama recebeu 82,3% dos votos dos eleitores não brancos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.