Topo

Negociações do Brexit revelam vitórias e derrotas do frágil governo May

Pessoas enroladas em bandeiras do Reino Unido atravessam a Ponte Westminster, em Londres - Odd Andersen/Agence France-Presse/Getty Images
Pessoas enroladas em bandeiras do Reino Unido atravessam a Ponte Westminster, em Londres Imagem: Odd Andersen/Agence France-Presse/Getty Images

16/12/2017 08h21

Theresa May e a maioria dos partidários do Brexit tiveram uma vitória importante no começo do mês. Depois de duras negociações que vararam a madrugada do dia 8, a primeira ministra britânica e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker anunciaram um acordo sobre a primeira a etapa do Brexit. Ficou entendido que Londres pagaria cerca de 45 bilhões de euros relativos à quantia previamente recebidas ou pagamentos devidos à União Europeia (EU) e que os cidadãos europeus vivendo no Reino Unido permaneceriam sob proteção da legislação europeia.

O terceiro ponto, e talvez, o mais complicado desta etapa inicial ficou em suspenso: decidiu-se que não haverá uma fronteira rígida entre a Irlanda (que continua na UE) e a Irlanda do Norte (uma das quatro nações do Reino Unido). Mas não se sabe direito como será regulado o trânsito das pessoas e das mercadorias entre um lado e outro desta fronteira.

De todo modo, o acordo do dia 8 destravou as negociações e Theresa May teve seu momento de glória, sendo aplaudida em Bruxelas e em Londres: "O retorno triunfante de Theresa May", manchetou o jornal conservador londrino "The Telegraph".

Mas no dia 13, veio a má surpresa. Parlamentares dissidentes do partido de Theresa May se juntaram aos trabalhistas para derrotar o governo, decidindo que o Parlamento deve dar a palavra final sobre o acordo do Brexit.

A derrota do governo não atrapalha muito as negociações. Mas deixou claro que o governo de Theresa May é frágil e que, eventualmente, o Parlamento pode virar o jogo do Brexit ou provocar novas eleições gerais.

Ontem (15), veio contudo uma boa notícia para Theresa May. Depois de fazerem o balanço das decisões sobre a primeira etapa, os 27 países da UE consideraram que "progressos suficientes" haviam sido feitos e que era possível iniciar a segunda etapa do Brexit. A partir de janeiro serão então negociadas as condições do período de transição que começará no final de 2019, após o Reino Unido deixar oficialmente a EU.

No entanto, o pano de fundo de todo o processo do Brexit continua obscurecido por prognósticos pessimistas. Assim, um relatório de um influente centro de pesquisa americano, a Rand Corporation, chegou à conclusão que o Reino Unido sairá perdendo com o Brexit. Depois de analisar e gerar modelos medindo diversas várias econômicas em oito cenários diferentes, a Rand concluiu que "na maioria dos cenários, o Reino Unido estará numa situação pior quando sair da UE".