Topo

Trabalho voluntário é o caminho para o lucro saudável de qualquer empreendimento

Getty Images
Imagem: Getty Images

Richard Branson

27/09/2012 00h01

P: Você dedica muito tempo aos seus empreendimentos filantrópicos e trabalho voluntário. Isso tira seu tempo para condução do Virgin Group? Ou ajuda você a descobrir novas abordagens para os problemas nos negócios?

R: Quando as pessoas me perguntam se uma empresa pode fazer diferença na vida das pessoas e ao mesmo tempo ter lucro, o que sempre tento mostrar é que um não exclui o outro.

Os líderes empresariais não devem se concentrar apenas em ganhar dinheiro. Eles precisam lembrar que um lucro saudável significa que a comunidade apoia e aprecia os produtos e serviços que a empresa oferece, e também a forma como a empresa é administrada.

Meu trabalho nas iniciativas promovidas pela nossa fundação sem fins lucrativos, Virgin Unite, como The Elders (os Velhos ou os Anciões) e os Centros Branson de Empreendedorismo, me dão uma perspectiva diferente. Eu tenho uma perspectiva mais ampla do que tinha nos anos 1970, quando meu foco estava quase que totalmente concentrado em nossa comunidade e clientes locais, mas à medida que a Virgin crescia e nossos esforços se expandiam, eu comecei a trabalhar em projetos filantrópicos ao lado de figuras inspiradoras como Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu. E então os tipos de projetos expandiram, tratando de tudo, desde pedir aos líderes mundiais para que encerrem as guerras contra as drogas ao fornecimento de orientação para os jovens empreendedores, de modo que agora minha tendência é pensar em termos da comunidade global.

Nosso trabalho na Virgin Unite deu um impulso fantástico para nossas empresas. Os clientes querem saber que a companhia com a qual estão lidando tem uma bússola moral e adota uma abordagem socialmente responsável na realização de negócios. Um exemplo de uma de nossas iniciativas que chamou a atenção das pessoas foi nossa decisão de investir os lucros das empresas de transporte da Virgin na pesquisa de combustíveis limpos. O uso de combustível derivado de uma fonte de energia renovável para voar nossos aviões beneficiaria a todos, e estamos certos de que o avanço tecnológico necessário para que isso aconteça ocorrerá futuramente, então estamos lutando para sermos os primeiros a atingir essa meta.

Meus empreendimentos filantrópicos também são bons para nossa equipe: as pessoas querem trabalhar para uma empresa da qual se orgulhem, uma em cujos valores elas acreditem. Eu gosto de pensar que nossa equipe se orgulha tanto quanto eu no bem que nossas empresas fazem. E uma força de trabalho feliz e motivada também é uma produtiva.

Muitas pessoas presumem que a única forma de uma empresa contribuir para sua comunidade local é por meio de doação e caridade, mas estão equivocadas. Uma empresa que conta com um conjunto forte de princípios em seu DNA encontrará muitas oportunidades para fazer a diferença. Na África do Sul, onde o desemprego e a pobreza são problemas urgentes, a Virgin Active, nossa divisão de academias e spas, viu que havia a necessidade de apoiar outras empresas locais. Então nossa filial em Soweto trouxe parceiros: uma cabeleireira, DJs para aulas de exercícios, um lava rápido para o estacionamento. Nosso empreendimento bem-sucedido forneceu assim apoio e ajudou outras empresas a expandirem suas operações.

Se você está procurando mudar a forma como você faz negócios, o primeiro passo é integrar grandes valores ao seu plano de negócios. Qualquer empresa pode fazer isso, independente de seu tamanho, localização ou há quanto tempo está em atividade. Pequenas empresas podem fazer a diferença localmente, empresas maiores podem fazer a diferença nacionalmente, e empresas ainda maiores podem fazer a diferença internacionalmente. E olhe para cada etapa de sua empresa. Você realmente está tornando melhor a vida das pessoas?

Se você está pensando em abrir um negócio, considere as novas oportunidades oferecidas por alguns desafios ambientais que sua comunidade enfrenta -o que aconteceria se você encontrasse uma solução? Se sua empresa oferecesse uma solução viável para um problema local como escassez de água ou descarte de lixo, você poderia ajudar sua comunidade e outros.

Se você lidera uma empresa estabelecida e bem-sucedida, por que não tratar do quadro maior? Um dos projetos que a Virgin Unite apoia, a Sala de Guerra do Carbono, trabalha com empresas e organizações setoriais em muitas áreas diferentes para diminuir a pegada de carbono daquele setor. Nós não condenamos e nem apontamos empresas por sua emissão de carbono; nosso foco é encontrar formas de eliminar as barreiras de mercado para adoção em grande escala de soluções de baixo carbono, como combustíveis renováveis, para que setores como transportes e aviação possam ganhar mais dinheiro e ao mesmo tempo produzir menos poluição.

O trabalho filantrópico realizado não apenas pelo presidente-executivo, mas também por qualquer funcionário, é um ativo para o grupo como um todo, trazendo novas perspectivas e relacionamentos que, caso contrário, o grupo não teria. Logo, encoraje seus funcionários a contribuírem, dentro e fora do trabalho, e com o tempo as pessoas em sua comunidade aprenderão que as empresas podem promover mudança positiva. Enquanto isso, eu também estimularei minha equipe na Virgin para prosseguir na política "danem-se os negócios de costume". É o que fazemos melhor.