Para Joildo Santos, co-fundador do G10 Favelas e CEO da agência Cria Brasil, as empresas precisam ajudar a construir um outro olhar, sem preconceito, sobre as comunidades no Brasil.
"Foi um ano de projeto, por causa de todos os testes clínicos. Lançamos o produto, e onde a Anitta coloca a mão é esse fenômeno, louco. A gente lançou 3 fragrâncias e agora estamos lançando mais 3 fragrâncias nesse Carnaval. É um sucesso de vendas: lançamos no último trimestre e já vendemos 400 mil...
"Em 2023, a gente vai viver numa mood, em uma vibração de crise permanente. Voltei agora da NRF, uma feira focada no varejo que acontece nos Estados Unidos, e a palavra que mais ouvi lá foi policrise. Além de vivermos nessa crise permanente, elas serão várias crises acontecendo ao mesmo tempo".
"A criatividade é uma saída para todos os momentos difíceis. O brasileiro tem isso no DNA - e isso também está no DNA de Havaianas. Por estar em todas as camadas sociais, ficamos menos expostos em momentos de crise". (2:24)
"O mundo vai precisar cada vez mais de gente que desafia o padrão, que através da criatividade gere valor para as marcas e para os negócios". É no que acredita Filipe Bartholomeu, CEO e presidente da AlmapBBDO, agência que atende marcas como Volkswagen, O Boticário, Amazon e Diageo.
Estar em diferentes pontos de contato com o consumidor, hoje em dia, é tão relevante quanto oferecer bons preços e boas promoções. Quem afirma isso é Rafael Montalvão, diretor de marketing do grupo Netshoes, durante o programa Mídia e Marketing, do UOL (veja o trecho acima).
A Amazon tem trabalhado para tornar a Alexa, sua assistente de voz, cada vez mais brasileira. É o que conta Camila Nunes, líder de marketing da Amazon no país, e que participou do episódio #151 do programa Mídia e Marketing.
A Ambev possui mais de 30 marcas de cerveja. Como definir o público-alvo de cada uma e canibalizar suas vendas?
As diferentes crises enfrentadas no país ajudam a criatividade brasileira ser uma das melhores do mundo? Para Icaro Doria, da agência DM9, a criatividade é fundamental para momentos assim.
O ano foi marcado por polêmicas com algumas marcas, como o sanduíche de picanha sem picanha do McDonald's e o hambúrguer com aroma de costela do Burger King. As marcas têm lidado com mais transparência perante o consumidor?