O desenvolvimento de cidades do interior tem chamado a atenção das redes de franquias que já se estabeleceram nas grandes cidades e encontram uma ótima oportunidade para continuarem com o seu crescimento, abrindo operações em cidades menores.
Ao pesquisar as várias franquias que existem no mercado, o empreendedor vai reparar que os franqueados costumam pagar duas taxas mensais: royalties (que é uma remuneração à empresa franqueadora pelo direito de usar a sua marca) e taxa de propaganda (dinheiro destinado ao fundo de marketing).
Já falamos bastante sobre as informações que um empreendedor deve buscar na hora de escolher uma franquia. Mas vale lembrar que, ao mesmo tempo em que avalia a franqueadora, o investidor também está sendo avaliado por ela. Como as franqueadoras fazem para identificar, dentre todos os...
Os empreendedores que pensam em abrir um negócio próprio e possuem afinidade com o segmento de moda e vestuário têm mais um motivo para conhecer as oportunidades deste segmento: o crescimento do setor no último ano.
A partir de uma base de 6 mil cadastros recebidos em 2013, a loja de franquias Franchise Store traçou um perfil dos candidatos que se interessam em investir em uma franquia. Esses registros permitem saber quem são e onde estão estes investidores, quanto pretendem investir e em qual segmento.
Em qual segmento atuar? Oferecer produtos ou serviços? Em quanto tempo começarei a ter lucro? Como contratar e treinar a equipe? Essas dúvidas estão sempre presentes na vida de um empreendedor, principalmente os de primeira viagem. Um item que também deveria ser colocado nessa lista, e que muitas...
Muitos empreendedores, após a abertura de um negócio bem sucedido, se deparam com o desafio de crescer: vender mais e para mais pessoas, conquistando mais espaço ou até mesmo novos mercados.
Com o crescimento do mercado de franquias, o número de feiras regionais por todo o Brasil também cresceu. Nestas feiras regionais que acontecem de janeiro a dezembro de cada ano, várias marcas que querem expandir sua marca estarão presentes podendo apresentar no detalhe seu modelo de negócio.
O quiosque é um modelo de negócio muito utilizado em vários segmentos do varejo, e o mercado de franquias também coloca à disposição esse tipo de negócio para quem pretende iniciar uma operação com um investimento menor do que o de uma loja.
A presença dos times de futebol no mercado de franquias cresce a cada ano. Em países europeus, há tempos os grandes clubes faturam ao explorar suas marcas e vender todo tipo de produto para os fãs do esporte. Já no Brasil, o movimento é mais recente.
As regiões Sudeste e Sul são os maiores polos de consumo do país. Por isso, por muito tempo, as redes buscaram expansão principalmente nessas regiões. Mas o forte crescimento econômico do Nordeste nos últimos tempos levou muitas redes a elegerem a região como novo foco do seu plano de expansão.
De 4 a 7 de junho, acontecerá a maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2014. A feira chega à sua 23ª edição, com 480 marcas expostas e com a previsão de movimentar R$ 520 milhões em negócios.
Na semana passada, mais de 450 franqueadores estiveram presentes no 1º Congresso Internacional de Franchising, promovido pela ABF e pelo Grupo Cherto. O tema mais discutido no evento, tanto por palestrantes nacionais como internacionais, foi a importância de melhorar a gestão das franquias.
As redes de escolas de idiomas são algumas das marcas mais fortes e tradicionais do franchising brasileiro. Muitas delas ajudaram a consolidar o modelo de franquias no país e, em algumas regiões, foram também as primeiras a montar unidades em pequenas cidades do interior.
Nos últimos anos, o Brasil vem recebendo novas marcas internacionais para atuarem no mercado de franquias. Esse interesse aumentou com a crise econômica de 2008, que afetou importantes mercados como os Estados Unidos e alguns países da Europa. Também diminuiu o poder aquisitivo da população e,...
Muitos empreendedores começam os seus negócios com a preocupação de lucrar a curto prazo. De olho nos custos, encargos, estoque, manutenção e treinamento da equipe, eles muitas vezes não possuem uma estratégia clara para a expansão do negócio.
Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais parecidas –seja por terem produtos semelhantes, praticarem preços parecidos ou até mesmo fazerem promoções similares. Por isso, cada vez mais, o que vai fazer a diferença serão os detalhes.
Empreendedores em busca de um “plano B” para garantir seu futuro e estabilidade têm procurado alternativas que ofereçam um retorno financeiro mais significativo do que seu atual emprego.