Rodrigo Maia-Transporte público-Rio de Janeiro-1348343305109
Reduzir os tempos de acessibilidade, de espera e de viagem através de medidas de integração descentralizada entre os diferentes modais de transporte
Reduzir os tempos de acessibilidade, de espera e de viagem através de medidas de integração descentralizada entre os diferentes modais de transporte
Plano de reorganização do trânsito e transporte deliberado pelos conselhos operários e populares
Investir pesadamente nos transportes coletivos e obras de infraestrutura deliberadas pelos conselhos populares, e muncipalizar o transporte coletivo de massa (metrô, trens, VLT, ônibus, etc)
Estimular a renovação da frota de transporte público coletivo, com ganhos de conforto, acessibilidade, eficiência energética e utilização de tecnologias renováveis e limpas
Reduzir a necessidade de utilização do transporte individual motorizado e promover meios de transportes coletivos acessíveis a todos
Modernizar 100% da frota de ônibus, adotando veículos modernos com ar-condicionado, motor traseiro e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção
Reduzir em 15% a taxa de acidentes com vítima no trânsito
Reduzir pela metade o tempo médio de deslocamento dos ônibus nos principais percursos da cidade
Integrar toda a cidade através dos corredores expressos para BRT (Bus Rapid Transit)
Avaliar os projetos de VLT existentes e promover concursos públicos de projetos e idéias para a implementação de VLT nos principais centros de bairro
Iniciar tratativas com o Governo do Estado para a municipalização do bondinho de Santa Teresa, revitalizando e conservando os antigos bondes, recuperando-os como patrimônio histórico, cultural e como modalidade de transporte público e de interesse turístico
Elaborar um Plano Cicloviário Municipal integrado ao planejamento urbano e de transportes, que permita ampliar e promover manutenção da malha cicloviária, criar mais bicicletários públicos e estimular a criação de bicicletários particulares nos centros de bairro e próximos às estações de trem,...
Consolidar a regulamentação do transporte alternativo segundo autorizações individuais e propor novas linhas privilegiando as alimentadoras, o transporte noturno, linhas eventuais (dias de jogos, shows etc) e as áreas da cidade onde os ônibus têm mais dificuldade de circular ou manobrar
Reavaliar e, possivelmente, promover uma revisão do projeto da Transolímpica de modo a reduzir custos, tempo de construção, evitar a implementação de mais um pedágio e minimizar as desapropriações, reassentamentos e impactos ambientais
Criar imediatamente o Fundo Municipal de Transportes e realizar estudos e planejamentos para a criação de novas categorias de tarifa. Mais do que aumentar o tempo do bilhete único, é possível implementar descontos para usuários mais frequentes que não recebam vale-transporte, tarifas especiais para...
Apoiar a compra de mais vagões para a Supervia e para o metrô.
Integração das vans ao sistema do bilhete único
O Elevado da Perimetral não será derrubado
Fazer obras de prevenção a enchentes com recursos federais e estaduais
Criação do Bilhete Único 24 horas como parte de uma política de subsídios às tarifas rumo à tarifa zero, assim como a ampliação paulatina dos subsídios com vistas à garantia da tarifa zero para que o transporte seja de fato um direito e a cidade seja democratizada