Quando um empreendedor cria o seu negócio, a última coisa que ele pensa é que um dia poderá precisar fechar a empresa. Até há pouco tempo, quando isso ocorria, o desafio era até maior do que a própria abertura do negócio. Agora parece haver uma luz no fim do túnel.
Há alguns anos, não era comum observar os jovens optando pelo empreendedorismo do próprio negócio logo no início da carreira. Hoje, isso mudou muito e há algumas hipóteses que buscam explicar tal situação.
Um dos grandes desafios para empreendedores em fase inicial em qualquer negócio é conseguir angariar os recursos necessários para colocar a empresa em funcionamento. Mas o foco exagerado nessa atividade pode causar um efeito colateral de alto risco para o negócio.
Todo empreendedor, após ter clareza do negócio que vai criar e decidir colocar em prática seu sonho, precisa montar a equipe inicial que dividirá com ele o desafio de tirar do papel a ideia de negócio.
Quem não quer ganhar uma remuneração justa para o trabalho que desenvolve? Agora imagine conseguir tal objetivo em uma empresa que ainda está em fase inicial de desenvolvimento. O desafio demanda uma estratégia acertada e uma visão de futuro clara.
Quem não quer ganhar mais pelo trabalho que desenvolve? Pergunta fácil de responder, mas com conclusões nem sempre unânimes quando se analisa a performance do funcionário após um aumento salarial.
Sorrir é um remédio poderoso. E nós sabemos disso intuitivamente. No mundo dos negócios, porém, nem sempre o sorriso é visto como um ingrediente que pode aumentar a performance das equipes.
Você já deve ter passado pelo menos uma vez por uma situação que tem se tornado comum: o profissional que está lhe atendendo em uma loja ou mesmo via telefone pedir para ser avaliado formalmente após a conversa ou processo de compra.
Quem nunca se encontrou numa situação de resolução de problema e ficou matutando incansavelmente para chegar a uma solução criativa em tempo hábil? Isso é comum quando temos um prazo para concluir determinada tarefa. Mas focar o problema não é a solução.
Um dos pilares mais importantes do composto de marketing de muitos negócios é sua localização. Isso, muitos empreendedores já sabem. Porém, o que para uns parece loucura, na verdade se mostra uma estratégia inteligente.
Muitos estabelecimentos comerciais têm o hábito de tentar descontrair o potencial comprador, inclusive oferecendo música ambiente. Isso não é novidade para ninguém. Mas o tipo de música que se ouve nesses lugares pode influenciar nas vendas.
Quem mora em São Paulo já deve no mínimo ter ouvido falar da proliferação de um modelo de negócio que está sendo a escolha de muitos jovens que querem empreender. Trata-se do food truck, ou um veículo adaptado onde se vende comida e/ou bebida.
O tema não é novo, mas a necessidade de tratar do assunto criatividade está cada vez mais em evidência nas empresas. Isso porque se acredita que pessoas mais criativas são as que mais inovam.
Quem nunca ouviu conselhos dos mais velhos dizendo que o segredo para se chegar ao sucesso na profissão é o trabalho árduo? Pois agora há pesquisas comprovando a sabedoria popular.
O fim de ano está chegando e muitos já estão se preparando para as compras dos presentes de Natal, mesmo com a crise econômica assombrando todo mundo. época boa para o comércio, mas poderia ser ainda melhor.
Para inovar, as empresas notadamente precisam investir em P&D (pesquisa e desenvolvimento). Isso tudo mundo sabe. Mas parece que os empreendedores brasileiros ainda esperam por uma solução mágica, algo que ainda não descobriram.
Quem trabalha com negócios online geralmente diz que tornar uma campanha na internet algo viral é o caminho para o apogeu. Mas estudos e a experiência dos envolvidos com o tema mostram que a popularidade instantânea pode não ser tão benéfica assim.
Muito se fala em inovação nos dias atuais e que as empresas brasileiras precisam praticá-la de maneira sistemática se quiserem competir em nível mundial. Mas o tema não é novo e o seu conceito foi muito bem enfatizado por Joseph Schumpeter há décadas.
Todos já vivenciamos situações nas quais temos um prazo para concluir determinada tarefa e, muitas vezes, preterimos tudo, sem exceções, para que o prazo seja cumprido. Mas estudos mostram que uma pausa de 15 minutos em momentos específicos pode lhe ser muito útil.
Muitas pessoas gostam de resgatar sentimentos prazerosos de momentos do passado e não se cansam em dizer “antigamente, isso era bem melhor”. E os marqueteiros já aprenderam, há um bom tempo, a capitalizar sobre esse comportamento em prol dos negócios.