Sustentabilidade e produtos verdes deixaram de ser uma tendência e já fazem parte da rotina de consumidores e empresas. Mas muitas empresas podem estar usando estratégias erradas para ganhar mercado capitalizando sobre as características verdes de seus produtos.
Desenvolver a criatividade ou permitir que ela de fato faça parte do seu dia a dia é um desejo compartilhado por muitas pessoas. O problema é que muita gente que não se sente criativa não consegue colocar em prática as dicas e rituais dos manuais de criatividade.
Muitas pessoas estão acostumadas a pensar em grandes objetivos principalmente quando o ano está terminando. Assim, tentam se preparar para os desafios e, claro, a busca da felicidade no ano seguinte. Existe um motivo para isso ocorrer.
Os empreendedores, principalmente aqueles que atuam no varejo, sabem na prática que pequenas variações no preço final de um produto induzem o cliente a comprar mais. E há uma magia quando o preço termina com 99.
Umas das premissas quase intocáveis do mundo dos negócios, em particular do empreendedorismo, parece estar sendo deixada de lado pelos novos empreendedores. O foco 100% no negócio desde o início não é mais o mantra de muitas pessoas que criam empresas.
O mote dos jovens de hoje é diferente do das gerações anteriores. Muitos jovens contemporâneos estão buscando, de maneira prioritária, a qualidade de vida em detrimento da dedicação irrestrita ao trabalho. Será que estão certos?
Há situações nas quais em vez de analisar em detalhes uma oportunidade, o empreendedor cria a oportunidade. Mas esse tipo de abordagem não é aplicável a todo tipo de negócio. Você precisa saber se há uma perda em potencial acima de sua capacidade de arcar com um eventual prejuízo (em caso de não...
Historicamente, quando os jovens começavam a se preparar para entrar no mercado de trabalho, consideravam algumas opções. As mais comuns: arrumar um emprego em uma grande empresa, prestar concurso público e, mais recentemente, montar o próprio negócio.
O planejamento de um negócio é tarefa árdua, que leva semanas ou até meses para ser concluída. Há quem diga que, na verdade, essa tarefa pode não ter fim, caso não seja estipulado um prazo final. Mas quem deve planejar na empresa? Apenas o empreendedor?
é sabido que alguns dos maiores entraves para a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras são a alta carga tributária e a complexidade que estas empresas enfrentam para se adequar às exigências legais brasileiras. Mas algo está mudando...
Não é incomum executivos do alto escalão que atingem performances relevantes serem premiados por suas empresas, por seus pares em instituições de classe e até em eventos com fins sociais. Mas esse afago no ego pode ser prejudicial às empresas.
A partir da observação de empresários brasileiros, é possível destacar verdades que ajudam a entender o que é ser empreendedor e quais os erros comuns cometidos por ele. Conheça algumas dessas verdades:
Quando se discute o comportamento do empreendedor, há verdades que são confundidas com mitos e que precisam ser mais bem entendidas para o benefício dos candidatos a empreendedor. Conheça algumas delas:
As empresas têm destinado cada vez mais recursos para o marketing nas mídias sociais, já que não são mais uma tendência e sim uma realidade. Mas uma pesquisa divulgada pela Gallup coloca em dúvida a eficácia desse esforço.
Você provavelmente já fez compras pela internet e notou que, ao final do processo, dependendo do que comprou e da empresa que vendeu, muitas vezes há taxas ocultas que só aparecem no último momento.
Inovação é a palavra de ordem nas empresas que buscam resultados duradouros. Entre as várias maneiras de fomentar a inovação nas empresas encontra-se o incentivo aos funcionários para pensar e agir diferente, com criatividade e, assim, propor novas ideias.
Os negócios de educação online crescem e se multiplicam a cada dia. Há vários modelos de negócio, que vão da oferta de conteúdo totalmente gratuito aos que cobram por conteúdo premium. Mas será que essas iniciativas são efetivas? Os alunos conseguem aprender?
Inovar é a premissa que permite algumas empresas atingirem a longevidade. Mais que isso, nós todos admiramos as empresas inovadoras, pois elas disponibilizam ao mercado produtos que facilitam nossas vidas.
Apesar de a ideia de usar a pressão para persuadir alguém a tomar determinada decisão ter uma conotação geral negativa, algumas empresas se inspiram na pressão coletiva ao lançarem novos produtos.
A equipe empreendedora é sempre considerada o grande ativo das empresas. Por isso, é comum ouvir do líder empreendedor que sem o envolvimento da sua equipe ele dificilmente teria conquistado o sucesso. Mas será que é sempre assim?