Não são só as emissoras de TVs (inclusive a Globo) que estão ansiosas pelos primeiros números fechados do GfK (que ainda não estão prontos). Pode-se dizer que no segundo lugar em termos de ansiedade estão as principais agências de publicidade do Brasil e os maiores anunciantes.
Nenhum dado sobre audiência das TVs medido pela alemã GfK vazou, mas, pelas primeiras informações que se tem sobre o trabalho da nova empresa no Brasil, os dados divulgados pelo Ibope estão em xeque.
Desde o dia 1º a GfK vem oferecendo os seus serviços, com todos os resultados de audiência. Resultados de audiência que só não são conhecidos até aqui por desejo das emissoras associadas - SBT, Record e Rede TV!. A GfK, da parte dela, nunca tornará públicos esses números.
A partir desta quinta-feira (1º), o Ibope deixará de ser a única empresa a medir a audiência dos programas da TV brasileira. O instituto de pesquisas alemão GfK também passará a medir o desempenho dos programas da TV aberta e da TV paga entre o público em 15 regiões metropolitanas brasileiras.
A três dias da primeira divulgação de dados pela empresa alemã GfK no mercado brasileiro, o Ibope anunciou que abrirá ao público, a partir de agora, todos os dados sobre audiência de emissoras de TVs abertas e pagas.
Os primeiros dados apurados pela empresa alemã GfK, que começou a medir o público da TV brasileira nas últimas semanas, apontam que a audiência de emissoras como Record e SBT é maior do que a registrada até hoje pelo Ibope.