Todo negócio em fase inicial deveria primar pela gestão financeira (na verdade, todo negócio em qualquer fase de desenvolvimento). Uma forma bastante eficaz de se otimizar recursos é você instalar sua empresa em uma incubadora de empresas.
As tendências existentes no ambiente precisam ser constantemente monitoradas pelos empreendedores (e intraempreendedores também). Elas determinam o tipo e o tamanho das oportunidades, bem como podem sinalizar ameaças.
Se você for do tipo que ainda trata os planos de negócios com um ato de fé pode até dar certo nos negócios. Mas pode também correr o risco de dirigir sua empresa como estivesse com os olhos presos nos retrovisores. Só assim temos certeza absoluta, mas só a posteriori, dos caminhos que acabamos de...
Você sabia que, nesta semana, de 12 a 15 de junho, ocorre em São Paulo a maior feira de franquias do mundo? Trata-se da ABF Franchising Expo 2013. Ao todo, o evento espera receber 62 mil visitantes.
Parece piada, mas muitos empreendedores cometem este erro. Compram à vista os insumos e componentes que necessitam para obter seus produtos e vendem de forma parcelada e muito convidativa para atrair clientes.
No mês de maio, o artigo de capa da Revista Harvard Business Review Brasil foi escrito por Steve Blank, filiado às Universidades de Stanford, da Califórnia e Columbia. Teve como título: “Faça da Grande Ideia um Grande Negócio”.
Com a extinção do grupo REF (Resultado de Exercícios Futuros) dentro do balanço patrimonial, os valores que serão recebidos futuramente (receitas diferidas) na venda de apartamentos, terrenos, casas etc. (unidades imobiliárias) devem ser contabilizados em conta específica dentro do passivo não...
Empreender é estar preparado para começar de novo. Sempre. Apesar de sermos induzidos, muitas vezes, a acreditar num elaboradíssimo plano de negócios, a imensa maioria dos empreendedores que sobrevive ao longo dos anos e décadas só consegue se manter de portas abertas quando se prepara para cair...
Estamos vivendo um período ímpar principalmente para negócios relacionados ao setor de serviços – que neste momento se destacam na preferência do empreendedor. As oportunidades ligadas a saúde, beleza, turismo e esporte figuram hoje entre as mais procuradas pelas pessoas que buscam abrir seu...
Você abriu a empresa e está sedento para ver os clientes comprando e o caixa aumentando. Nas suas previsões mais pessimistas em poucos meses a empresa atingiria o patamar máximo de receita mensal e o ponto de equilíbrio seria inevitável, tudo como você sonhou...
Não há como falar de empreendedorismo sem abordar vendas. No entanto, parece que ainda se precisa destrinchar melhor o processo de vendas e dar parâmetros que ajudem o empreendedor a ser mais eficaz.
Muitos empreendedores imaginam sua futura organização na posição alcançada por empresas que realizam a oferta pública de ações, mas conhecido em inglês como IPO (Inicial Public Offering).
As empresas, principalmente quem atua no varejo, já sabem que hoje o consumidor é multicanal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente para ele e pode cruzar compras virtuais e físicas.
Cada vez mais a opção empreendedora atrai pessoas de variadas idades, nível de experiência e posição socioeconômica. A maioria tem ideias que julgam serem oportunidades de negócios.
Com a publicação da Lei nº 12.814/2013, a partir de janeiro de 2014 sobe de R$ 48 milhões para R$ 78 milhões, o teto para as empresas optarem pela tributação pelo lucro presumido.
Para muita gente, abrir uma franquia é um sonho. A ideia de replicar um modelo de negócio bem sucedido, que já foi testado e aprovado pelo mercado, transmite muita segurança e motiva um grande número de empreendedores a se tornarem franqueados.
Imagine-se na situação de muitos empreendedores que já conquistaram os primeiros objetivos financeiros com o seu negócio e construíram uma empresa estruturada, com equipe profissional e bem estabelecida no mercado.