Vou iniciar este texto contando uma passagem que aconteceu na manhã de ontem, em uma movimentada rua da zona oeste de São Paulo. Com tal exemplo, vou mostrar por que os ciclistas devem ocupar a faixa nas vias.
As obras nas ciclovias de São Paulo estão visíveis em vários pontos da cidade, em meio à pandemia do novo coronavírus. Alguns pontos foram liberados nos últimos dias, como na avenida Domingos de Moraes, importante ligação da avenida Paulista ao bairro do Jabaquara, na zona sul.
A morte do ciclista brasileiro Thiago Cortes, 28, gerou uma onda de protestos em Dublin, Irlanda, ontem (2). A omissão de socorro do motorista motivou a manifestação organizada por meio das redes sociais. Cerca de mil pessoas, a maioria brasileiros, foram às ruas pedindo justiça.
O mercado de bicicletas elétricas apresentou alta de 34% ao ano no último triênio. Em alta, a expectativa é que essa tendência seja mantida até o fim deste ano, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.
Costumo brincar que na época em que comecei a me deslocar de bicicleta pela cidade de São Paulo tudo era mato por aqui. Não havia um quilômetro de ciclovia, tampouco o mínimo de consciência de motoristas e dos próprios ciclistas.
Hoje, 19 de agosto, é Dia Nacional do Ciclista. A data reservada às pessoas que escolheram a bicicleta como meio de transporte ou adeptos do esporte é uma homenagem a Pedro Davison, ciclista morto após um atropelamento no Eixo Sul, em Brasília, há exatos 14 anos.
A reabertura das cidades brasileiras e mundiais traz consigo a expectativa em relação ao aumento do uso de bicicletas. Aderir ao ciclismo é uma forma de evitar o transporte público e a provável aglomeração de pessoas.
A ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo, será reaberta ao público na próxima segunda-feira (3), depois de 140 dias. O espaço foi fechado em meados de março, diante do início da quarentena na capital paulista devido à pandemia do novo coronavírus.
O mercado de bicicletas segue com tendência de alta no Brasil. As vendas registraram um aumento de 118% entre 15 de junho e 15 de julho, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Pachi arregalou os olhos, numa mistura de ceticismo e encanto. Fez a mesma pergunta umas quatro vezes seguidas e de um jeito bem argentino emendou de novo:
Ciclista há 20 anos, estou acostumado àquela busca por espaço constante nas ruas de São Paulo. Quando muito, consigo atingir velocidades médias em alguns trechos de descida, sempre em horários alternativos.
Uma competição remota entre atletas que premia a regularidade de atividades. Isso já é possível em tempos em que a distância social ainda é fundamental diante da pandemia no novo coronavírus.
É quase unânime entre as pessoas ligadas ao ciclismo urbano: as bicicletas elétricas serão alvo principal daqueles que aderirem ao transporte limpo e sustentável durante a reabertura das cidades no chamado "novo normal".
Uma greve nacional promete paralisar as entregas de comida de aplicativos hoje (1º) em busca de melhores condições de trabalho. Incluídas nessa categoria, duas cliclistas relataram à Coluna Pedala as dificuldades diárias que enfrentam nas ruas de grandes cidades brasileiras.
O discurso de Aline Os destoa da realidade atual das ruas. Em um momento em que direitos de entregadores são suprimidos, quase nulos, a ciclista paulistana vai na direção contrária. Com ideais sólidos, como figura central de um coletivo de mulheres e LGBTQ+, as Señoritas Courier, ela uniu duas...
A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) elaborou dez propostas ao poder público para estimular o uso de bicicletas no país em meio à reabertura das cidades diante da pandemia do novo coronavírus.
O otimismo em relação ao uso maciço da bicicleta na reabertura das cidades brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus se refletiu nos números de maio. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) registrou aumento de 50% nas vendas de maio, na comparação com o mesmo período...
Dezesseis ciclistas, muita disposição e um ideal. Na busca por justiça, igualdade e sustentabilidade, uma cooperativa em São Paulo ganha corpo e se torna uma alternativa para restaurantes no serviço de entrega de comida de bicicleta.
A nova era das bicicletas já está em curso na Europa, com medidas governamentais sólidas e a adesão maciça de ciclistas diante de incentivos. No Brasil, esse processo ainda não começou, mas existe uma forte expectativa em torno de um "boom" de vendas de bike por aqui depois de medidas de...