Situação difícil do mercado garante ao consumidor, mais do que nunca, a decisão de escolher. Entre os sedãs médios, particularmente, trava-se verdadeira batalha para atrair os possíveis (e poucos) compradores.
A atual crise do mercado brasileiro levou a mudanças no comportamento dos consumidores. Para a maioria dos analistas o grau de exigência dos compradores aumentou e o tempo dos carros básicos (também chamados de “pelados”) terminou. Pode não ser bem assim.
A proximidade das eleições municipais em todo o país leva os candidatos a prefeito a apresentarem suas propostas para ao menos mitigar, entre outros problemas graves, o de poluição atmosférica nos grandes centros urbanos.
Tradicionalmente o mercado brasileiro recebe influência do europeu, em particular, pela preferência por modelos de menores dimensões. O Brasil, no entanto, seguiu alguns caminhos próprios ao criar dois segmentos. Um deles só existe aqui, até hoje: picapes pequenas com capacidade de carga de até...
A General Motors surpreendeu os competidores ao diminuir o consumo de combustível da linha Onix e Prisma 2017, algo obrigatório pelo programa Inovar-Auto, sem lançar nova família de motores.
A Nissan precisava mesmo de algo diferenciado para dar impulso às vendas no Brasil e diminuir a ociosidade da fábrica de Resende (RJ), até agora restrita ao March e ao Versa. A aposta nos SUVs compactos (em cincos anos o segmento passou de 2% para 10% do mercado), com o lançamento do Kicks, veio...
As estreias de novos produtos levaram ao aumento da competição nas vendas do primeiro semestre. Chevrolet Onix manteve a liderança absoluta (mesmo sem a ajuda do Prisma). Toyota Corolla ampliou sua vantagem, pelo menos enquanto os novos Chevrolet Cruze e Honda Civic não embalarem.
Eficiência energética é tema importante e que veio para ficar. Pode-se considerar até uma conquista e o único aspecto merecedor de apoio incondicional do programa Inovar-Auto, implantado pela presidente afastada Dilma Rousseff no quinquênio 2013-2017.
O conturbado cenário político atual levou à criação de mais uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara dos Deputados. Esta pretende investigar o chamado DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), também conhecido como seguro obrigatório.
O Projeto de Lei em discussão na Câmara dos Deputados, liberando o uso do diesel em carros de passeio no Brasil, foi um dos temas centrais do seminário Revisão das Perspectivas 2016, da AutoData, esta semana em São Paulo (SP).
Persistência do povo japonês é conhecida. Que tal ter uma ideia disruptiva, no já longínquo ano de 1997, começar as vendas apenas no Japão e, inicialmente, enfrentar perdas de até US$ 10.000 (R$ 35.000) por unidade comercializada?
Segunda geração do Chevrolet Cruze sedã começa a ser vendida no final de junho, a partir de R$ 89.990, com fabricação agora na Argentina e alinhada ao modelo homônimo produzido os EUA, dos quais quatro milhões de unidades já foram produzidas desde 2008.
No momento em que o Brasil se volta, finalmente, a investir em parcerias público-privadas para desatar o nó de uma infraestrutura de altíssima deficiência, cabe analisar alguns aspectos. Nada menos do que 80% das estradas brasileiras (cerca de 1,3 milhão de quilômetros no total) não são...
Mercado americano de veículos continua a reservar surpresas, como o impressionante poder de recuperação depois do mergulho para além do fundo do poço com a crise econômica de 2008/2009. Alguns chegaram a vaticinar que nunca mais o recorde anual de 17 milhões de unidades seria repetido.
As aparências enganam. Esse é um velho ditado que levou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal a cometerem um erro em termos de segurança veicular com a obrigatoriedade de todos os veículos circularem com faróis baixos ligados durante o dia em estradas.
é uma pena o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (conhecido pela sigla Latin NCAP) insistir em distorções e "condenações" injustificáveis. Apesar de apoiado por ONGs internacionais e de fundação de filantropia como a Bloomberg, falta às vezes certo grau de...
Finalmente o mercado de subcompactos começa a esquentar no Brasil. Espaços mal planejados nas cidades para circular e estacionar, exigências de menor consumo e emissões e muitos carros rodando com, no máximo, um passageiro, além do motorista, justificariam presença menos tímida no total de hatch...
Segmento de picapes médias de cabine dupla é um dos mais rentáveis do mercado por suas dimensões avantajadas, equipamentos oferecidos, motores diesel (muito mais caros) e tração 4x4 com reduzida.
Palavra de ordem é economia de combustível, herança mais bem-vinda do controverso programa Inovar-Auto. E nessa corrida para beneficiar o consumidor, um passo audacioso acaba de vir do Grupo PSA (antes, PSA Peugeot Citroën): na linha 2017, o Peugeot 208 estreia motor flex de três cilindros e 1,2...