Parece ter chegado a hora de se conformar: mesmo que o desfecho da crise política se abrevie, será insuficiente para tirar o Brasil do atoleiro econômico de hoje. E, pior, não há certeza de quanto tempo ainda as coisas vão piorar, antes de começar a melhorar. é o que se conclui do VII Fórum da...
O grupo restrito de fabricantes de veículos que estão no mercado há 100 anos ou mais, de forma contínua, aumentou neste mês de março com a entrada da BMW.
Volvo é reconhecida por sua ênfase à segurança: em 1959, seu então chefe de segurança Nils Bohlin (morto em 2002) criou o cinto de segurança de três pontos.
A eterna rivalidade entre otimistas e pessimistas sobre o que ocorrerá este ano com o mercado interno de veículos atingiu seu ápice nas últimas semanas. Stefan Ketter, presidente da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina e principal executivo do grupo no Brasil, primeiro a se...
Fevereiro de ano bissexto deu embalo extra para lançamentos. Depois da picape compacta-média Fiat Toro chegaram a nova geração do Toyota SW4 (modelo de marca generalista de maior valor produzido no Mercosul) e a linha Gol/Voyage 2017. A Volkswagen mostrou a segunda revitalização da quinta geração...
Há muito tempo a Fiat deseja entrar no lucrativo segmento de picapes médias para cinco passageiros com cabine dupla. Em 2007, a marca desistiu de acordo com a Tata porque a picape indiana era tosca demais. A líder das picapes compactas, Strada, é homologada para apenas duas pessoas atrás.
Está bastante difícil este começo de ano para a indústria de veículos. E vai piorar no primeiro trimestre porque em igual período de 2015 ainda havia em estoque unidades produzidas em 2014 com IPI reduzido. Produção, porém, apresentou o pior janeiro desde 2003 e isso tem impacto direto nos...
No primeiro mês do ano, as notícias sobre o mercado são piores do que se pensava. A queda de quase 40% sobre janeiro de 2015 fez recuar as 153.000 unidades vendidas a números de nove anos trás. As explicações são várias: dezembro passado, relativamente bom com muitas promoções de final de ano;...
Uma das complicadas e desgastantes situações para fabricantes de veículos e seus clientes, em qualquer parte do mundo, são os recalls sempre ligados a riscos de segurança. Apenas em 2015 nos EUA -- maior frota mundial, 255 milhões de veículos e o segundo maior mercado, 17,5 milhões unidades/ano...
Foi uma das recuperações mais rápidas de que se tem notícia. O mercado interno americano estava tão prostrado em 2009, com “apenas” 10 milhões de veículos vendidos, que nem dava para substituir a frota sucateada a cada ano. Pois em 2015 venderam-se 17,5 milhões de unidades, recorde que perdurava...
Em um ano tão depressivo como 2015, com queda geral nas vendas de 26,6% (houve recuos mais expressivos de 41%, em 1981, 33%, em 1987 e 28%, em 1998), todos os 15 segmentos em que esta coluna divide o mercado sofreram bastante com exceção de um: os SUVs compactos. Enquanto os carros esporte e...
Previsões para o mercado interno de veículos (incluídos leves e pesados) em 2016 são desanimadoras. Todos os números, qualquer que seja a fonte, permanecem negativos. Fenabrave (associação de lojistas) espera menos 5,9%; Anfavea (que reúne as fabricantes), menos 7,5%; e a média em uma pesquisa...
No recente Salão do Automóvel de Tóquio não foram apenas modelos autônomos e futurísticos que roubaram a cena. O governo japonês se empenha em disseminar a ideia da "era do hidrogênio" e nada como carros para dar partida a uma verdadeira aposta. Esse elemento químico é o mais abundante do...
De uns tempos para cá, pesquisas apontam desinteresse dos jovens em dirigir automóveis e até em se candidatar à carteira de motorista. Essa tendência aparece em países centrais de alta taxa de motorização e se atribui, entre outras razões, ao crescente grau de conectividade da internet em...
Fazer um balanço de um ano tão difícil para a indústria automobilística, como o de 2015, é tarefa nada agradável. Afinal, em dezembro de 2014 se imaginava pequena queda de vendas este ano porque o Produto Interno Bruto (PIB) iria cair 1%. Porém, as últimas previsões apontam para recuo de 3,5% do...
O Inovar-Auto é o exemplo puro de excesso de intervenção governamental na indústria automobilística. Pode ter havido intenção de fortalecer o setor ao criar obstáculos para quem não produz localmente, mas a estratégia acabou por produzir uma legislação complexa e difícil de implementar.
O debate sem fim sobre velocidade em vias urbanas brasileiras continua a gerar controvérsias. O trânsito aqui é perigoso, embora nem ao menos se saiba o número de mortos por ano: 38.000 (Denatran), 45.000 (Ministério da Saúde inclui fatalidades até 30 dias após o acidente) ou 60.000 (indenizações...
A forte queda de vendas de veículos novos este ano, que deve ficar entre 22% e 25% em relação a 2014, não se deve apenas ao clima de insegurança gerada pelas crises política e econômica (uma auto-alimenta a outra). Veio também de uma conjugação de fatores herdada de tempos recentes. Da mesma...
A 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, realizada semana passada em Brasília, foi meritória por reunir experiências nesse tema tão complicado ao redor do mundo. Serviu também para sinalizar que, aos poucos, o Brasil demonstra esforço para se enquadrar de vez nos padrões...