Com as redes sociais, a antiga propaganda boca a boca é potencializada para o bem ou para o mal de um negócio. é a era da reputação, segundo professores de marketing ouvidos pelo UOL. Por isso, é importante estar atento ao que os consumidores falam da sua empresa na internet para reagir, se...
A decisão de empreender deve surgir de um desejo de realização e não como fuga de uma carreira infeliz, afirma o professor e economista Marcos Silvestre. "Muitos trabalham e não estão satisfeitos com o que fazem. Esse não é o melhor motivo para começar um negócio. Para empreender, você precisa...
O mantra "no meio da crise surgem as oportunidades" pode soar otimista demais para quem vê seus custos aumentarem e o lucro escorrer pelos dedos com as mudanças no cenário econômico. Mas histórias como a de Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, e a de Jeff Brody, norte-americano do fundo de...
Princípios de psicologia são velhos conhecidos dos departamentos de marketing das grandes empresas. Mas os pequenos negócios também podem se beneficiar deles para vender mais, de acordo com Leslie Shiner, autora, palestrante e consultora de finanças e gestão norte-americana. Os medos e os...
Sem saber, muitas empresas têm ralos ocultos por onde o dinheiro vaza, desperdiçando recursos preciosos. Barry Moltz, empreendedor, palestrante e autor de best-sellers norte-americano, diz que, muitas vezes, as empresas estão tão preocupadas com o dia a dia da gestão que não se dão conta de que...
A incidência de sol na vitrine pode atrapalhar a visualização das mercadorias expostas, assim como a ausência de faixa de pedestres perto do estabelecimento pode prejudicar o fluxo de clientes. São detalhes pouco observados na hora de escolher o ponto comercial, mas que podem fazer toda a...
Criar planos mirabolantes, investir antes de testar e não calcular o número de funcionários necessários são alguns erros comuns cometidos por empreendedores de primeira viagem, segundo consultores ouvidos pelo UOL. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, é importante elaborar um plano de...
A queda da economia brasileira no primeiro trimestre e a inflação em alta acenderam o sinal de alerta em muitas empresas. De acordo com Artur Lopes, 50, especialista em gestão de crise e autor dos livros “Negócio Sem Crise” e “Quem Matar na Hora da Crise” (editora évora), em momentos como este,...
A abertura de uma empresa envolve riscos desde a escolha do nome. Se não traduzir a identidade do negócio, se passar uma ideia negativa, a marca pode não atrair o público-alvo ou mesmo repeli-lo. Um erro comum, segundo Adriano Augusto Campos, consultor do Sebrae-SP, é usar o endereço do negócio...
Com câmera, luz e ambiente adequados, a foto de um produto pode ficar mais atrativa e aumentar as chances de venda numa loja virtual. “A foto é uma maneira de tornar o produto concreto e melhorar a percepção de seu conteúdo”, afirma o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena...
A falta de um contrato assinado fez com que a empresa Flux Game Studio, de São Paulo, ficasse perto de levar um calote por um trabalho que estava praticamente concluído. O mesmo motivo quase levou o shopping virtual de vestuário Roupas S.A., voltado a pequenos estilistas e varejistas, a ficar...
Demitir no fim do expediente, mentir ou esconder o real motivo da demissão, além de comparar quem sai com quem fica, são alguns dos erros comuns cometidos por donos de empresas e seus gerentes na hora de dispensar um funcionário, segundo especialistas ouvidos pelo UOL.
Disfarçar a ansiedade e a insegurança, estudar o adversário e blefar. Estratégias conhecidas do jogo de pôquer também podem ser utilizadas durante uma negociação, segundo Flavio Tomé, empresário que atua há mais de 30 anos no ramo de exportações e autor do “Livro Negro da Negociação” (ed. Nova...
Abrir o próprio negócio envolve investimentos, riscos e, principalmente, dedicação à nova empresa. Especialistas consultados pelo UOL dizem que não basta ter uma boa ideia para ter um negócio de sucesso, é preciso estudar o mercado e estar preparado para ser e se comportar como empresário.
O sucesso ou o fracasso de um negócio está diretamente ligado ao desempenho de seus administradores, segundo especialistas. Para que a empresa tenha mais chances de prosperar, é recomendável que o patrão tenha o chamado perfil empreendedor: um profissional ousado, com iniciativa e disposto a...
Bons contatos ajudam a ampliar seu alcance e descobrir oportunidades profissionais e de negócios. No entanto, fazer o tal "networking" não é apenas conhecer gente e encher a lista de colegas, é preciso saber em que e quando cada um dos contatos pode ajudar --e, claro, fazer com que os potenciais...
Vou abrir um negócio para não ter chefe. Antes só do que mal acompanhado. Meu salário é igual ao lucro da empresa. Levar a sério frases repetidas pelo senso comum podem levar o empresário à falência. O UOL conversou com especialistas para saber quais são os mitos mais arriscados para...
Administrar as finanças da empresa é um desafio quando o empreendedor não domina certos conceitos, como faturamento, lucro, capital de giro e ponto de equilíbrio, segundo especialistas.
Baixo investimento, despesas menores e flexibilidade de horários estão entre os principais atrativos para empreendedores abrirem um negócio em casa, segundo especialistas.
A vitrine diz muito sobre o estilo da loja e os produtos que ela comercializa. Por isso, segundo especialistas, ela é uma peça estratégica para o lojista despertar a atenção do consumidor por seus produtos.