Mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental de 20 Estados apresentou baixo desempenho em leitura. Os dados fazem parte da ANA 2014 (Avaliação Nacional de Alfabetização), divulgado nesta quinta-feira (17) pelo MEC (Ministério da Educação). Isso significa que esses estudantes só são...
Considerado um desafio para o avanço educacional no País, o currículo nacional único para o ensino básico será apresentado nesta quarta-feira, 16, pelo Ministério da Educação em versão preliminar. Os objetivos de aprendizagem serão divididos segundo o contexto de experiências do aluno - de...
Imagine o leitor a situação de um analfabeto adulto que não tem ao seu lado alguém que saiba ler e escrever para ajudá-lo em uma emergência, ou mesmo em coisas do dia a dia que nos parecem tão simples.
O caminho para a construção de um sistema nacional de educação de qualidade que atenda às demandas da população brasileira é colocar a escola no centro da política educacional. Essa foi uma das conclusões dos especialistas nacionais e internacionais que participaram do Seminário Internacional de...
Os problemas de aprendizagem no Brasil são democráticos: embora tenham intensidade variada, atingem, sem distinção, todas as classes sociais.Conforme lembrou a diretora-sênior para Educação do Banco Mundial, Claudia Costin, na manhã desta quinta-feira (3), os jovens da elite brasileira (25% mais...
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já trabalha com um cenário de "corte maior" no orçamento de sua pasta para 2016 e afirma estar buscando "soluções eficazes com pouco custo" para administrar "com inteligência" em meio à crise econômica."No ano que vem, infelizmente, estamos contando...
A Secretaria de Educação de Goiás está finalizando dois modelos de terceirização para escolas públicas do Estado: um para entregar parte da gestão de unidades escolares a uma OS (organização social) e outro para terceirizar serviços escolares não pedagógicos por meio de PPP (parceria...
O MEC (Ministério da Educação) planeja criar um processo de certificação federal de diretores de escolas públicas brasileiras em 2016.A medida foi divulgada pelo secretário de educação básica do MEC, Manuel Palacios, nesta quarta-feira (2) durante o seminário internacional Caminho para a qualidade...
O acompanhamento sistemático do desempenho dos estudantes por meio da construção de uma base de dados sobre as escolas tem ajudado realidades distantes como a Austrália e a província de Ontário, no Canadá, a alcançar metas de melhoria da educação.O monitoramento do desempenho, aluno por aluno, vem...
A educação brasileira sofre com todo tipo de gargalo: da formação inadequada de professores, passando pela falta de um currículo nacional, à falta de recursos. A forma de melhorar os resultados de aprendizagem, mesmo dentro dos constrangimentos que o sistema impõe, é por meio de padrões e...
O Brasil está mais de 20 anos atrasado em relação a países vizinhos como o Chile em termos de escolarização. O caminho a ser recuperado é longo, mas possível, defendeu nesta quarta-feira (2) Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda e vice-presidente do Conselho do Instituto Unibanco.O instituto...
No Colégio Militar Tiradentes, em Maceió (Alagoas), os alunos vivem uma rotina militar. Lá se respira a palavra disciplina. Localizado no Trapiche da Barra, zona sul da cidade, há cinco anos se destaca no Enem por Escola com base em uma "didática" baseada no rigor.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até o dia 28 de agosto o prazo para que as escolas enviem os dados para o Censo Escolar da Educação Básica 2015. O prazo terminaria ontem (12) e o novo cronograma foi publicado em portaria no "Diário...
Embora o ensino fundamental tenha melhorado no país, a qualidade da educação piorou em 294 redes municipais desde 2009. Levantamento da consultoria Meritt Educacional, feito a pedido do jornal O Estado de S.Paulo, mostra queda do desempenho dos alunos em duas edições consecutivas do índice de...
A nota de um aluno em uma prova como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não é determinado apenas pela vontade do jovem em estudar. Pesquisas acadêmicas feitas em vários países mostram que características como renda familiar, escolaridade dos pais e outros fatores socioeconômicos têm papel...
Estas 21 escolas recebem alunos pobres, com renda familiar de até dois salários-mínimos, e filhos de pais que não completaram o ensino fundamental. E, apesar disso, seus estudantes tiveram desempenho melhor no Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) que a média das escolas mais ricas.