Com voos durando cada vez mais, chegando a quase 20 horas, é preciso que a tripulação descanse durante a operação. E isso não é feito em seus postos de trabalho. Esses locais são encontrados em aviões que realizam voos de longa distância e internacionais, mas não em aeronaves menores. Descubra onde...
Quem vai voar costuma escolher o assento com base em diversos fatores: alguns preferem ficar perto da janela; outros, no corredor, para facilitar a ida ao banheiro. Mas, já pensou qual assento é mais seguro em caso de acidente? Qual deles oferece maior chance de sobrevivência?
Aeroportos em todo o mundo são identificados por um código de três letras. As siglas são tão populares, que estampam até produtos de apaixonados por viagens.
O movimento childfree vem ganhando espaço nos últimos anos. Traduzido como "livre de criança", o termo reflete tanto quem não quer ter um filho como quem não quer conviver com elas. E há até pessoas que pagam por isso. Empresas aéreas, seguindo essa tendência, criaram voos onde é possível evitar...
Em agosto, o jato brasileiro Phenom 300 se tornou o favorito nos EUA, desbancando os aviões da família Excel, da norte-americana Cessna (Textron Aviation).
As donas das maiores frotas de aviões comerciais do mundo não fazem nenhum voo. Elas ganham dinheiro alugando aeronaves e motores para as companhias aéreas. Confira abaixo como é este mercado.
Em 1985, acontecia o acidente aéreo com o maior número de mortes no mundo envolvendo uma única aeronave. A queda do voo JAL 123, da Japan Airlines, no Japão, matou 520 passageiros e tripulantes. Além deles, duas pessoas envolvidas na inspeção da aeronave se suicidaram, tempos depois.
Em viagens mais longas, principalmente aquelas para longe do Brasil, é possível perceber uma diferença entre a duração do tempo de ida e o de volta. Isso é mais observado em voos mais para o leste ou o oeste do que os que vão do norte para o sul.
As empresas aéreas afirmam que cada passageiro pode levar até uma bagagem de mão a bordo na cabine mas, em aeronaves com corredor único — as mais comuns no Brasil —, falta espaço para acomodar as malas de todos a bordo, ainda que elas estejam dentro do tamanho exigido.
Mais do que servir o lanche durante o voo, comissários de bordo (ou comissários de voo) são profissionais de segurança. São eles que atuam junto aos passageiros para garantir que o voo ocorra tranquilamente e dão apoio aos pilotos em situações cotidianas e de emergência.
Durante as instruções dos comissários antes e ao longo do voo, é comum receber orientações sobre como as cortinas dos aviões devem ficar. Sejam abertas ou fechadas, isso tem a ver com a segurança.
A Embraer tem como destaque em sua linha de aviões executivos o jato supermédio Praetor 600. O avião leva um total de até 12 passageiros e é o irmão maior da família, ao lado do Praetor 500, que comporta até nove passageiros a bordo.
O aeroporto de Congonhas (São Paulo) sediou, entre os dias 8 e 10 de agosto, a Labace, uma das maiores feiras de aviação executiva do mundo. Dezenas de expositores trazem seus produtos e aeronaves, incluindo modelos como os pertencentes a celebridades, que atingem diversas faixas de preços.
Há exatos 78 anos ocorria o bombardeio atômico à cidade de Nagasaki, no Japão. O começo do mês de agosto de 1945 ficou marcado como um dos mais sombrios da história, com os ataques nucleares que dizimaram duas cidades, matando milhares de pessoas imediatamente.
Quem já viajou no período da noite deve ter reparado que quando a aeronave está prestes a decolar ou pousar, o chefe de cabine avisa que as luzes do avião serão apagadas. Mas, por que isso acontece?
Além das marcas e identidades visuais das companhias aéreas, alguns aviões contam com pinturas que fogem do padrão. Em outros casos, são adesivos especiais aplicados à fuselagem para poder retratar alguma imagem em particular.
Em 1994, um avião da Aeroflot com 75 pessoas a bordo caiu na Rússia, matando todos a bordo. O principal motivo foi o piloto deixar os filhos brincarem na cabine em pleno voo.