Festivais do Nordeste discutem a dor e a delícia de ser brasileiro

Dois festivais do Nordeste que rolaram nos últimos dias, a Mostra de Cinema de Gostoso (RN) e o Fest Aruanda (de João Pessoa, PB) mostraram como o cinema brasileiro anda preocupado em discutir os grupos identitários e seus sofrimentos neste primeiro ano do governo Lula 3.

'Monster' entre os melhores do ano e o cinema brasileiro contemporâneo

O Plano Geral desta semana destaca dois dos filmes que já estão nas listas dos melhores do ano: "Monster", de Hirokazu Kore-Eda, e "Folhas de Outono", de Aki Kaurismaki. Nesta edição, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti também fazem uma análise do cinema brasileiro pelo olhar de dois festivais...

'Pedágio' aborda nossa polarização política sem falar em Bolsonaro e Lula

Que o Brasil é um país dividido, sabemos desde a eleição de 2018. Quem é de esquerda e acha que a onda neoconservadora morreu com a eleição de Lula em 2022 e as prisões dos golpistas do 8 de janeiro certamente vive uma fantasia para se proteger de futuras frustrações que certamente virão.

Um dos grandes filmes do ano, 'Pedágio' escancara a hipocrisia brasileira

O Plano Geral desta semana destaca a estreia de um dos grandes filmes brasileiros do ano: "Pedágio". Dirigido pela cineasta diretora Carol Markowicz ('Carvão'), o longa conta a história de Suellen (Maeve Jinkings), uma jovem mulher que trabalha em um pedágio de beira de estrada e não aceita a...

'The Crown': Por que ainda amamos reviver a morte de Diana?

Mais de 26 anos depois do acidente de carro que matou a princesa, em Paris, cá estamos de novo revivendo o trauma. A primeira parte da sexta temporada de "The Crown", que a Netflix lançou na semana passada, rodou inteira em torno da morte de uma das figuras mais populares de todo o século 20.

'Nyad' mostra que streaming é tábua de salvação para ex-astros de Hollywood

No clássico "Crepúsculo dos Deuses" (1950), de Billy Wilder, um roteirista desempregado (William Holden) encontra Norma Desmond (Gloria Swanson), uma atriz decadente que foi estrela do cinema mudo. Ele lhe diz: "Ei... eu conheço você! Você já foi grande." Ao que ela responde, contrariada: "Eu sou...

'Mussum, o Filmis' amplia o 'boom' dos filmes biográficos no Brasil

Com 750 salas na primeira semana, 'Mussum, o Filmis' estrelado por Ailton Graça, arrecadou cerca de R$ 2 milhões em seu primeiro fim de semana de estreia e tem conquistado o público que quer saber mais sobre a história do humorista. Thiago Stivaletti e Flavia Guerra comentam no Plano Geral o...

Filmes muito longos ou curtos, Cinemateca fervendo... o balanço da Mostra

Mais uma Mostra vai chegando ao fim. Nunca dá para ver tudo, mas é sempre emocionante ver a cidade toda dando um jeito, cancelando compromissos importantes, dando o cano em médico (tudo bem, a saúde vai continuar capenga em novembro), tudo para ver alguns dos melhores filmes do ano — e outros...

Série 'Fim' é mais melancólica e feminista que o livro de Fernanda Torres

Quando entrevistei Fernanda Torres dez anos atrás, ela estava em São Paulo para a noite de autógrafos do seu primeiro romance, "Fim". Ela me explicou que dois motores a levaram a escrever o livro: um fascínio pela maneira como os homens se relacionam entre si e suas lembranças de quando chegou ao...

A solidão nossa de cada dia: por que ver Antonioni na Mostra

Quando o italiano Michelangelo Antonioni conquistou o mundo no início dos anos 1960 com a sua trilogia da incomunicabilidade — "A Aventura" (1960), "A Noite" (1961) e "O Eclipse" (1962) —, o mundo ocidental começava a esquecer a penúria da Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945.

Nanini é visceral como João de Deus ao expor agressividade e poder cego

O escândalo do médium João de Deus, acusado por mais de 300 vítimas ao longo de 45 anos em que atendia doentes e necessitados em Abadiânia, tornou-se o maior caso de abuso sexual na história do Brasil. Desde que o escândalo estourou em 2018, numa grande reportagem da equipe de Pedro Bial, a...

Filmes sobre Mussum e Grande Otelo discutem a comédia e o racismo no Brasil

A safra de novos longas brasileiros que serão lançados no Festival do Rio, que começa nesta quinta (5), e na Mostra de São Paulo, que começa no próximo dia 19, vai permitir a revisão de grandes nomes do nosso cinema. Dois deles, Grande Otelo e Mussum, foram os dois comediantes pretos mais populares...