Já pensou em ser dono de uma franquia de redes grandes e famosas, como McDonald's, Cacau Show e O Boticário? Veja quanto custa abrir uma unidade destas e outras marcas; a mais barata custa R$ 64,9 mil. Mas será que é possível abrir unidades em São Paulo ou o mercado já está saturado? Veja também o...
Imagina uma empresa que precisa alugar, por algumas horas, uma sala de reunião ou estação de trabalho para sua equipe. Do outro lado, existem escritórios flexíveis que oferecem essa estrutura. O que a startup Woba fez foi conectar essas duas pontas. A Woba já recebeu aportes que somam R$ 63...
Toda empresa precisa de capital para expandir o negócio, seja lançando produtos, ampliando o espaço físico ou estendendo a presença da sua marca para todo o Brasil. Quando não há dinheiro em caixa, é preciso buscar alternativas no mercado. Duas delas são venture capital e private equity.
Os irmãos Luiz Felipe Hernandez, 32, e Ruy Hernandez, 33, começaram construindo casas populares para o programa Minha Casa Minha Vida, em 2010, em Valparaíso de Goiás (GO). Em 2018, viram uma oportunidade de negócio nos empreendimentos residenciais de alto padrão e criaram a Lotus. Depois,...
É rotina no calendário anual do empresário João Marcos Ernesto, CMO da curadoria de palestrantes PSA, fazer o planejamento estratégico do ano seguinte para sua empresa.
Vinícius Pessin, 52, tem quase 30 anos de experiência em empresas de tecnologia. Em 2001, ele e mais dois sócios transformaram um provedor de internet em negócio para hospedar sites de empresas. Depois, criaram uma desenvolvedora de sites de e-commerce. Quando os marketplaces começaram no Brasil,...
André Duek, 50, ex-presidente do Grupo TF Modas — dono das marcas Triton e Forum —, vive desde 2012 nos EUA, onde tem três empresas, uma delas de aluguel de motorhomes. As outras duas empresas são o 1BRZ Group, uma plataforma de educação para negócios e empreendedorismo aberta em 2022, e o Duek...
Vinicius Roveda, 41, estava prestes a desistir da sua startup quando ela foi selecionada por uma aceleradora americana. Foi a 500 startups que fez a Conta Azul, ainda embrionária, sair do papel, depois de quatro anos de sua concepção.
Foi dentro da Studio d'Essences, empresa de marketing olfativo, que os sócios Rafael Nasser, 33, e Renato Radomysler, 34, desenvolveram em 2015 o FreeCô, bloqueador de odores sanitários. O sucesso foi tanto que eles decidiram criar uma empresa só para o produto: a FreeCô. A empresa mudou de nome...
Jonatas Abbott, 56, teve um estúdio de fotografia e de produção de vídeo em Porto Alegre (RS), mas, após a morte do pai, desistiu do negócio. "A doença consumiu a família e nossos recursos", diz. Ele passou a vender batatas e, depois, migrou para o ramo da informática. Hoje, é um dos sócios da...
Empresas podem passar por percalços ao longo de sua trajetória, deflagrando uma crise financeira nos negócios em algum momento. O UOL separou três casos de empresas que, por algum motivo, entraram em crise, mas, após mudanças implementadas, conseguiram dar a volta por cima e hoje estão com seus...
A pandemia da covid-19 exigiu a criação de uma modalidade de cursos ainda não explorada pela rede Minds Idiomas: a oferta de aulas online. Três dias após as cidades decretarem lockdown, o período de confinamento, a franquia já estava operando com a nova modalidade.
Ser filho de um dos donos da Vinícola Goes, de São Roque (SP), não garante uma vaga na diretoria da empresa, segundo o diretor-presidente, Claudio Goes, quarta geração no comando da empresa. Todos os herdeiros passam por um processo seletivo para identificar suas habilidades e ver se, realmente,...
Quando Domingos Neto, 37, comprou em 2014 um açougue em Santos (SP) que havia sido do seu tio, não imaginava o sucesso que a empresa faria. Hoje, Netão, como é conhecido, é dono do Grupo Bom Beef, que faturou R$ 120 milhões em 2023, e tem mais de 3,4 milhões de seguidores nas redes sociais junto...
Quando a rede de cursos profissionalizantes Cebrac iniciou seu plano de expansão, encontrou mais dificuldades para abrir unidades no Rio Grande do Sul (RS) e na Grande São Paulo (SP). O motivo, segundo Rogério Silva, presidente do grupo, foram os concorrentes locais, já conhecidos pela comunidade.
Quando Edvaldo Lira, CEO da VarejoCar, decidiu ampliar o seu negócio e inovar no atendimento e prestação de serviço no mercado de autopeças, em Maringá (PR), sua ideia era criar um ambiente acolhedor e agradável principalmente para as mulheres.
André Augusto, 35, morou na periferia de Taboão da Serra (SP), enfrentou o preconceito por ser filho de mãe negra e vendeu laranja, alho e hot-dog com seu pai pelas ruas da cidade. Em 2022, ele abriu a Crepefy, rede especializada em crepes. Em 2023, faturou R$ 10 milhões.
Se você sonha em ser dono do seu próprio negócio, comprar uma franquia pode ser uma opção. Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que, nos meses de julho a setembro, todos os segmentos do franchising cresceram. O primeiro lugar ficou com o setor de Alimentação, que teve alta...
Expandir um negócio exige projeto, planejamento e, principalmente, investimento. Com um plano de negócio em mãos, o que fazer se não tiver dinheiro para um novo aporte?
Startups são sinônimo de inovação, agilidade e tecnologia. Mas a maior parte delas nunca chega ao final da fase inicial. Se poucas sobrevivem, por que elas merecem tanta atenção? Por que se tornaram fonte de estudo para as empresas tradicionais? O que elas realmente têm a ensinar? Para falar de...