Parece que a Capcom gostou da ideia de diversificar os negócios. No começo do ano, a produtora abriu no Japão um bar temático - aquele do bolo de cérebro -, mas, desta vez, inaugurou um espaço dedicado a sua franquia de maior sucesso: "Resident Evil".
Foi bem pouquinho, 0,7%, mas o mercado de games para consoles no Japão voltou a crescer, de acordo com um estudo da Enterbrain, empresa que edita a revista Famitsu.
Uma grande polêmica está agitando a Terra do Sol Nascente. Diante da pressão do governo, várias companhias que publicam e operam jogos sociais anunciaram que irão parar com uma operação lucrativa existente em vários títulos para celulares.
A semana não foi de boas notícias para a Nintendo: a companhia anunciou seu primeiro prejuízo anual desde que começou a trabalhar com videogames. O vilão foi o portátil Nintendo 3DS, que teve um começo bem difícil.
A lista de jogos que exploram a sensualidade de garotas perdeu um nome, pois a Namco Bandai cancelou a produção de "Dancing Eyes"para PlayStation 3. A informação é da revista japonesa Famitsu.
A semana não foi de boas notícias para a Sony. Além de anunciar o maior prejuízo anual de sua história, de US$ 6,4 bilhões, viu as vendas do PS Vita cair ao menor patamar na semana entre 2 e 8 de abril, de acordo com a Media Create, que acompanha o mercado de games no Japão.
Um dos grandes clichês dos games japoneses - principalmente os RPGs - são protagonistas adolescentes (quando não crianças). Títulos como "Pokémon", os games da série "Tales of" e "Persona" estão de prova.
Não é de hoje que os jogos sociais estão chamando a atenção. Já no ano passado, a Tokyo Game Show foi palco da demonstração de força do setor: a Gree, uma das maiores publishers do gênero, tinha um estande cujo tamanho ombreava com a da Sony.
A Capcom arrumou uma boa maneira de promover "Street Fighter X Tekken" - além dos números de humor do produtor Yoshinori Ono. A companhia está conduzindo um concurso de "miss" que visa escolher uma modelo para cada uma das quatro lutadoras do game.
A cultura de videogame está arraigada há muito tempo no Japão, e existe uma infinidade de produtos relacionados por lá. A ideia da Capcom, de abrir um bar temático, não é nova, mas, de todo jeito, é uma das que mais investem em suas propriedades intelectuais.
De acordo com a Enterbrain, empresa que edita a revista Famitsu, o mercado de games e consoles no Japão movimentou 454 bilhões de ienes (cerca de US$ 5,9 bilhões) em 2011. O número representa uma retração de 8% em relação a 2010 e é o quarto ano seguido que o mercado encolhe.
Os games sociais, aqueles que se integram à estrutura de uma rede de relacionamentos, como o Facebook, são um dos principais fenômenos da atualidade. Até as grandes produtoras se renderam ao gênero e, agora, uma das principais franquias de RPG estará nas redes sociais.
Na próxima quinta-feira (23), sai no Japão o tão aguardado "Saint Seiya Senki", jogo baseado no desenho "Cavaleiros do Zodíaco", que completa 25 anos. No game que permite jogar com os cavaleiros de bronze e os de ouro, alguns guerreiros podem lutar sem armadura.
A Nintendo é famosa pelos videogames, mas nem sempre foi assim. Fundada em 1889 - sim, tem a mesma idade da República do Brasil -, a companhia tinha como principal atividade a produção de jogos de cartas. Ela foi a primeira empresa japonesa a fabricar baralhos.
Nesta sexta-feira (21), a Nintendo fez um evento no Japão anunciando novidades para o 3DS. Além de funcionalidades de "Mario Kart 7", um dos grandes título do portátil para o fim do ano, a companhia revelou títulos importantes para o mercado japonês, como "Lost Heroes", um game que mistura...
A Nintendo é conhecida pela ferocidade com que protege suas marcas - recentemente, um bar chamado Famicom City foi notificado pela companhia e teve que ser fechado (Famicom é o nome do NES no Japão) - e dificilmente libera suas licenças para produtos. Por isso, causou certa surpresa que a...
Quando se pensou que tudo já havia sido lançado para as comemorações dos 20 anos de Sonic, a mascote da Sega, a ESP, fabricante de guitarras e baixos, apareceu com um modelo temático do instrumento-símbolo do rock.
Com o robusto corte de preço do Nintendo 3DS no mundo inteiro, o portátil voltou a ser procurado nesta quinta-feira (11) no Japão. Aproveitando o novo valor, o clima foi de um relançamento, com filas - modestas, é verdade - nas lojas. O modelo que mais saiu das prateleiras foi Flare Red,...