Dizem que a hora do banho é um bom momento para se ter grandes ideias. Na verdade, até a ciência já comprovou isso: momentos de relaxamento são terreno fértil para a criatividade brotar, segundo um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. O empresário Thiago Martini que o diga.
Em 9 novembro de 2020, a Avon lançou uma campanha institucional de combate ao racismo, acompanhada de uma meta ousada, em que a empresa se comprometia a aumentar o número de funcionários negras e negros em suas equipes, especialmente em cargos de chefia.
Em 2021, um tema avidamente discutido em redes sociais e propagandeado por empresas explodiu no programa mais popular da televisão brasileira. Na edição atual do Big Brother Brasil, o medo do cancelamento rodeia os participantes, principalmente os que já são famosos. O cantor e ator Fiuk, por...
A norte-americana Jacquelline Fuller é vice-presidente do Google, mas seu dia a dia passa longe de decisões sobre quais serão as novidades das plataformas oferecidas pela empresa. Ela é responsável pelo Google.org, braço filantrópico da gigante de tech, com um orçamento anual de R$ 1,14 bilhão para...
O aprendiz João Pedro de Almeida, 19, está juntando uma grana para começar a faculdade de administração. Ou marketing. Ele ainda está decidindo. "Só sei que desse ano não passa", diz. Nos últimos dois anos, João foi beneficiado por um programa educativo chamado Projeto Pescar, oferecido por uma...
A chegada da pandemia de covid-19 trouxe novos ares e metodologias para as empresas. Trabalho e casa disputam os ponteiros do relógio e, por vezes, a mesa, antes usada exclusivamente para fazer as refeições, agora é cenário para reuniões online e muito trabalho remoto.
A pauta de diversidade e inclusão (D&I) corporativa surgiu nos Estados Unidos, nos anos 70, como uma resposta das empresas aos protestos por direitos civis que mudaram o país na década anterior, como a segunda onda do feminismo, o movimento LGBTQIA+ e a luta da população negra contra a segregação,...
A busca por diversidade no mundo corporativo começa com a contratação de profissionais plurais, sejam eles negros, indígenas, LGBTQIA+, mulheres, periféricos ou PCDs. Mas este é só o começo. "A retenção é importante, e dentro disso a progressão. Não estamos apenas dando empregos para as pessoas,...
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulga anualmente o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), que contém dados e análises sobre questões como acesso da população a direitos como saúde e educação em todo o mundo. Mas o que sempre chama mais atenção no relatório é o...
Estava na hora da Chico Rei dar o próximo passo. Era 2015 e, até ali, a loja digital de camisetas terceirizava a confecção e a estamparia de seus produtos. Fundada sete anos antes por Bruno Imbrizi, então um estudante de Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Chico Rei...
Ampliar o processo de seleção para garantir a entrada de profissionais de negros e periféricos nas empresas é apenas uma das estratégias corporativas para assegurar diversidade, igualdade de oportunidades a grupos historicamente vulnerabilizados e desenvolvimentos de lideranças plurais. Investir na...
Tão importante quanto a saúde física, a saúde mental nem sempre recebe a atenção que deveria, principalmente no ambiente corporativo. Porém essa cultura está começando a mudar. É o que mostra um estudo realizado pela consultoria Ideia Sustentável sobre as 11 tendências de sustentabilidade pós-Covid...
Um programa de logística reversa criado em parceria com o TerraCycle permitiu que a Faber-Castell conseguisse coletar 2 milhões de instrumentos de escrita para reciclagem. A empresa alcançou a marca nesta semana, mesmo em meio à pandemia, em uma ação que reúne mais de 5 mil pontos de coleta,...
O norte-americano Yvon Chouinard já disse que não teme que suas convicções ecológicas possam encolher sua empresa, como acontece com algumas roupas que fabrica. Muito pelo contrário, a marca Patagonia, especializada em vestimentas para atividades ao ar livre, quadruplicou seu tamanho nos últimos...
Sustentabilidade não é um assunto novo, mas algumas tendências que vêm sendo discutidas há algum tempo ficaram muito claras durante a pandemia de coronavírus. Todas elas estão detalhadas em um novo estudo desenvolvido pela Ideia Sustentável apresentado em uma live na quarta-feira (14) e disponível...
Comprou um móvel novo e não sabe o que fazer com o antigo? Se estivesse na Suécia, você provavelmente poderia vendê-lo de volta ao fabricante. É isso que a gigante varejista IKEA pretende fazer em uma iniciativa que ajuda a promover a economia circular e pode servir de exemplo para empresas do...
"É um compromisso nosso parar o desmatamento na Amazônia até 2025", afirmou o CEO do grupo Natura &Co, Roberto Marques, em entrevista a Ecoa. O problema, de fato, demanda ações rápidas. O Brasil lidera a lista dos 10 principais países tropicais que perderam mais floresta primária em 2019. Um terço...
Em 2012, a jornalista Karen* tinha acabado de voltar de um intercâmbio de seis meses no Canadá quando se inscreveu em um processo seletivo para ser trainee de uma multinacional. Assim como ela, cerca de 20 mil pessoas mostraram interesse pelas vagas. Karen ia bem: passou na primeira e na segunda...
O diagnóstico de autismo costuma ser carregado de estigma e pode ser encarado como um atestado de uma vida profissional incerta. Mas, para a paulista Julie Goldchmit, a condição virou oportunidade para mostrar que pessoas no espectro podem criar um enredo completamente diferente.
"A palavra do ano é intencionalidade. Temos de ser intencionais. Temos de educar as pessoas, o público interno e externo, para mostrar que sustentabilidade e crescimento econômico são complementares." Este foi o recado da presidente da Microsoft no Brasil, Tania Cosentino, durante live na manhã de...