Na Itália, a Brutale 800 foi o primeiro modelo da MV Agusta a mostrar até onde a marca estava disposta a levar os motores de três cilindros, que debutaram nas versões de 675 cm³ da Brutale e da F3.
Os tradicionais modelos custom, equipados com motores V2 (de dois cilindros em "V"), não são mais unanimidade quando o assunto é customização. Uma nova tendência chegou aos Estados Unidos e também à Europa. Agora as choppers dividem espaço com as cafe racers (nakeds com visual inspirado nas motos...
Visionário, Claudio Castiglioni, presidente da MV Agusta falecido no ano passado, vítima de uma grave doença, transformava sonhos em ícones de duas rodas. Sua principal obra de arte foi a F4, superesportiva de 1.000 cm³ e design futurista.
Diz a máxima: em time que está ganhando, não se mexe. Mas a italiana MV Agusta contrariou o dito popular e resolveu fazer melhorias na emblemática Brutale. Não alterou as elogiadas e harmoniosas linhas do designer Massimo Tamburini, porém equipou o modelo com um novo e moderno motor de 1.078...
Depois de voltar às mãos da família Castiglioni, a italiana MV Agusta tenta se recuperar da crise que afetou (e ainda afeta) a indústria de motocicletas na Europa. Para isso, a empresa apresentou nesta semana uma versão mais “acessível” de sua famosa naked, a Brutale.