Teco-teco é ultrapassado? Qual avião é mais seguro: jato ou turboélice?
Aviões a jato são mais comuns hoje, mas outro tipo de motor também marca presença: os turboélice.
Aviões a jato são mais comuns hoje, mas outro tipo de motor também marca presença: os turboélice.
Os aviões têm um ciclo de vida bem mais longo quando comparados a um carro, por exemplo. Um avião pode voar por décadas sem nenhum problema, desde que faça testes de segurança e siga padrões internacionais de manutenção e revisão.
Um cachorro da raça golden retriever morreu durante falha no transporte da Gollog, empresa de logística da aérea da Gol. O animal deveria ter sido levado do aeroporto de Guarulhos (SP) para a cidade de Sinop (MT).
A maioria das pessoas costuma chamar o motor dos aviões comerciais de turbina. Tecnicamente, no entanto, a turbina é apenas uma parte de todo o conjunto que forma o motor. Em um único motor do Boeing 777, por exemplo, pode haver até nove turbinas.
Uma falha no assento foi a provável causa de um incidente com um avião da Latam ocorrido no dia 11 de março entre Santiago (Chile) e Sydney (Austrália), que deixou pelo menos 13 feridos. A informação é de um relatório preliminar de investigação divulgado pela DGAC (Direção-Geral de Aeronáutica...
Quando uma empresa aérea quebra, além da tristeza dos funcionários e passageiros abandonados, começa uma corrida para levantar dinheiro com o patrimônio que restou em suas mãos (quando sobra).
Muitas pessoas costumam tirar o sapato durante o voo. Além de ser algo considerado em diversas ocasiões como deselegante, pode fazer a cabine ser dominada por um cheiro de chulé que ninguém vai querer sentir.
Diminuir as emissões de carbono na atmosfera é uma das metas mais ambiciosas na aviação. O setor tem como objetivo zerar seus níveis de poluição até o ano de 2050, mas, para isso, são necessárias atuações em diversas frentes.
As cabines de comando dos primeiros grandes aviões comerciais eram repletas de instrumentos para controlar todos os sistemas de voo. Com a evolução, todos aqueles "reloginhos" foram substituídos por telas coloridas e algumas funções a bordo dos aviões também foram extintas.
A Boeing rebateu nesta segunda-feira (15) as acusações feitas por um delator de que os seus aviões 787 e 777 estariam em risco e não cumpririam as normas de segurança vigente. O UOL foi o único veículo brasileiro a participar do evento realizado pela Boeing para informar como são os processos de...
Ao longo da história, alguns aviões desapareceram e seu paradeiro é um mistério até os dias de hoje.
Invadir os Estados Unidos não parece uma ideia muito inteligente. Ainda mais, se for pelo ar, e, por cima de tudo com um avião de pequeno porte.
As janelas dos aviões são feitas para resistirem a fortes impactos sem serem destruídas. A resistência é essencial para suportar a diferença entre a pressão do ar dentro e fora do avião.
Um avião que pode voar por vários dias sem precisar pousar e com capacidade para comandar um país inteiro em caso de guerra nuclear lá de cima. Pode parecer roteiro de um filme, mas essas aeronaves existem e operam hoje em dia.
Um avião da empresa angolana Taag (Linhas Aéreas de Angola) gerou repercussão após, supostamente, ter furado a fila de decolagem do aeroporto internacional de Guarulhos (SP) de novo. A aeronave era um Boeing 777, que realizou um voo de cerca de sete horas até o país africano.
Acidentes aéreos são geralmente causados por um conjunto de fatores complexos. Mas, apesar dos rígidos padrões que devem ser seguidos por companhias aéreas e suas tripulações, alguns acidentes surpreendem pelas causas mais estranhas.
No dia 23 de março de 1994, um avião da companhia russa Aeroflot caiu matando todos a bordo. O voo, que tinha como destino Hong Kong, levava 75 pessoas, e teve como causa do acidente algo completamente evitável: crianças brincando na cabine de comando.
Antigamente, empresas aéreas brasileiras poderiam ter até um limite de 20% do capital estrangeiro. Desde 2019, com a alegação de permitir a entrada de novas companhias e aumentar a concorrência, esse valor passou para 100%.
Parece fumaça, mas não é. Os rastros brancos deixados no céu por alguns aviões são como pequenas nuvens, na verdade, formadas pela condensação do vapor de água.