O mercado de carros blindados no Brasil é um dos maiores do mundo. Cada vez mais as pessoas são convencidas que precisam de uma proteção balística para se sentirem seguras. Não é algo barato, e geralmente é feito em veículos mais caros e potentes.
Todos os anos, a cada fim de novembro, lojas multimarcas e concessionárias de automóveis surfam a onda da Black Friday e concedem descontos ou benefícios para atrair mais compradores.
O premiado Hyundai Ioniq 5 acaba de desembarcar no nosso país. Trata-se de um veículo 100% elétrico, de dimensões bem generosas, que a marca classifica como 'CUV' - uma variação dos SUVs em que o "Sport" é substituído por "Crossover".
Recentemente vendi um dos meus carros, que marcava cerca de 99.650 quilômetros no odômetro. Na negociação com o comprador, um seguidor que mora em cidade a mais de 400 km de distância da minha, me ofereci para levar o carro - assim faria uma última e prazerosa viagem com ele.
O primeiro carro de passeio nacional com turbo de fábrica foi o lendário Fiat Uno Turbo, apresentado há 30 anos como um legítimo esportivo. Seu pequeno motor de apenas 1,4 litro era mais veloz das acelerações e retomadas que qualquer outro esportivo nacional da época.
Por mais vantajoso que o mercado de carros usados seja, muitos nem sequer cogitam colocar um destes veículos na garagem. Inclusive, os números mostram que a venda de zero km está bem aquecido, com o mês de outubro batendo recorde de comercializações em 2024.
São bem comuns dúvidas sobre óleo do motor e também sobre o da transmissão automática. São temas que estão sempre em evidência. Entretanto, pouco se fala sobre o fluido de freio, um item de segurança que infelizmente é negligenciado por boa parte dos motoristas.
Muito tem se falado sobre motores com correia dentada banhada a óleo. Quando o assunto é esse, tem sido comum criticar o uso, que promete baixa manutenção, mas tem causado dores de cabeça com quebras prematuras.
Com o lançamento do novo Hyundai Creta, o polêmico câmbio do tipo automatizado voltou a ser assunto. O SUV, que sempre teve transmissão automática convencional, é muito bem visto pelo mercado de usados. Será que essa mudança alterará a percepção do público para esse carro?
Dos 10 carros mais vendidos do momento, oito utilizam motores com apenas três cilindros. Escuto e leio muitas reclamações com relação a esses propulsores, mas não podemos brigar com a realidade de que eles estão presentes em boa parte da nossa frota.
Quando avalio um carro usado, fico muito satisfeito quando o vendedor apresenta comprovantes de todas as manutenções realizadas. Isso demonstra que o veículo foi bem cuidado, o que me faz ser mais flexível em relação a pequenos detalhes que ele possa ter.
A Volkswagen confirmou a volta do Golf para nosso país, o que parece ser um motivo para comemorarmos. O modelo é uma lenda mundial e começou sua vida com a dura missão de substituir o Fusca na Europa, há exatos 50 anos.
No nosso país, carros precisam ser duráveis. Não necessariamente nas mãos do mesmo dono, mas é importante que ele aguente muitos anos de vida com manutenções simples e baratas para ganhar o "selo de qualidade" do mercado de usados.
A Hyundai apresentou nesta semana importantes modificações em um de seus principais carros no Brasil, o SUV Creta. Lançado em 2016, o modelo já está indo para seu terceiro visual, aposentando de vez seu desenho polêmico.
Comentei em minha coluna anterior sobre itens que podemos abrir mão nos nosso carros quando o objetivo é ter o menor custo de manutenção possível. Não é uma defesa para que carros sejam simples e depenados, apenas a resposta para uma realidade: boa parte dos brasileiros que possuem um automóvel...
Nossos carros estão cada vez mais modernos e tecnológicos. Cada ano que passa, uma nova solução é apresentada para despertar o interesse dos compradores. É verdade que muitas dessas invenções têm pouca ou nenhuma utilidade, e às vezes até são descartadas depois de perceberem que não foram bem...
Um dos problemas mais comuns nos nossos carros está relacionado ao sistema de arrefecimento. Basta visitar uma oficina mecânica que certamente vai se deparar com manutenções corretivas neste componente. Mas, como em quase tudo, tem o jeito certo e o errado de resolver esse defeito.