! UOL Carnaval


Notícias
Escolas de Samba
Resultados
     - São Paulo
     - Rio de Janeiro

Salvador
Porto Seguro
Cidades Online

Galeria de Famosos
Gente que Brilha
Rádio UOL
TV UOL
Outros Carnavais

Bate Papo UOL
Bugos
Postais
Amigos Virtuais
Mural
     - Adoro Carnaval
     - Odeio Carnaval

13/02/2002 - 17h03

Mangueira é a campeã do Carnaval 2002 no Rio

Da Redação

A Estação Primeira de Mangueira levou o título de campeã do Carnaval carioca com um enredo em homenagem as belezas do Nordeste. Esse é o 18º título de campeã de sua história.

A escola totalizou 399,5 pontos, apenas um décimo a mais que a a vice-campeã Beija-Flor de Nilópolis, que fechou a apuração com 399,4 pontos.

A última vez que a Mangueira venceu um campeonato foi em 1998, quando homenageou o compositor Chico Buarque. Neste mesmo ano a escola dividiu o título de campeã com a Beija-Flor.

Em 2002 a verde-e-rosa levantou o Sambódromo do Rio com o enredo "Brazil com "Z" é pra cabra da peste. Brasil com "S" é Nação do Nordeste".

Uma das surpresas do desfile da Mangueira foi a comissão de frente, com coreografia criada por Carlinhos de Jesus, que trouxe contorcionistas que entravam e saiam de dentro de malas. Foi a homenagem da escola aos retirantes nordestinos.

Sem dúvida a participação de Jamelão frente ao samba-enredo, com 89 anos de idade, emocionou o público. Ele é um dos mais tradicionais puxadores do Carnaval carioca.

Já D.Zica, pela primeira vez na história da escola, ficou afastada do desfile na avenida. Por problemas de saúde ela teve que assistir ao defile pela TV, na cama da clínica São Vítor na Tijuca.

Este ano também a escola ganhou também o troféu "Estandarte de Ouro" como melhor escola e melhor samba-enredo do Grupo Especial do Carnaval carioca em 2002. A tradicional premiação já apontava a escola como campeã.