Carnaval 2006
BUSCA


Últimas Notícias
28/02/2006 - 05h08
Mocidade comemora 50 carnavais com desfile técnico



RIO DE JANEIRO (Reuters) - Para comemorar seus 50 carnavais, a Mocidade Independente de Padre Miguel mesclou a história da escola com sua vontade de viver bem. O desfile da madrugada desta terça-feira foi tecnicamente perfeito, mas não conseguiu empolgar o público.

"Há muito tempo não via um desfile tão coeso, com as alas bem juntinhas. Veio Imperatriz", comentou um diretor com outro na dispersão, fazendo alusão à fama da Imperatriz Leopoldinense de realizar desfiles impecáveis, capazes de conquistar boas notas mesmo sem cativar o público.

Se essa foi a proposta, funcionou, já que a escola passou pela avenida com ritmo bom e uniforme, sem buracos entre as alas, e encerrou o desfile três minutos antes do tempo máximo permitido. Há dez anos sem ganhar nenhum título, a Mocidade, porém, pode ter pecado na escolha do enredo confuso.

Ao se preocupar em manter a forte tendência futurista de seus carros e fantasias, as alas não deixavam claro se o enredo era para contar a proposta da Mocidade para viver bem ou mostrar o modo de fazer Carnaval da escola. De qualquer forma, a letra do samba dizia que "a Mocidade é o caminho para a felicidade".

As fantasias eram bonitas e brilhosas, com predominância das cores verde, branco e amarelo. Um dos diferenciais foi a presença de três casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira desfilando juntos no mesmo lugar.

O estilo futurista de Renato Lage se fez presente desde o carro abre-alas, todo em neon verde e prata, com a enorme estrela da Mocidade. Um trem espacial soltava fumaça na avenida e um portal indicava o ano de cada carnaval vivido.

A fantasia das baianas produzia um efeito brilhoso quando elas rodavam, já que era toda composta por placas verdes com espelhos, e arrancou aplausos da platéia.

Outro motivo de aplauso foi a bateria do mestre Jonas --conhecida como "bateria nota dez", apesar de vir ganhando notas menores que a máxima nos últimos anos --, que fazia coreografias e realizou várias paradinhas. Em uma delas, os integrantes ajoelharam reverenciando o público e a rainha Viviane Araújo.

Entre os ritmistas estava o ator Rodrigo Santoro, animado por estar "no coração da escola", como disse ele à Reuters, ainda na concentração.

O ator Marcos Palmeira veio como destaque em um carro todo verde que representava a fartura, com uma árvore e a estátua de um homem em que a cabeça era um globo vazado com um jardineiro carpindo dentro.

A paz e o amor viraram inspiração para um carro com um telão gigante que mostrava imagens de guerras e de líderes como Saddam Hussein, e depois trazia as fotos de Martin Luther King, Chico Xavier, John Lennon e Madre Tereza de Calcutá.

Para falar da saúde, alas traziam pílulas nos adereços de cabeça e um carro bem colorido tinha estruturas de DNA e um bebê gigante imitando a pose de Pensador.

A fé veio representada no carro com a mistura de várias religiões. Uma Bíblia aberta na frente trazia uma mensagem da escola, os integrantes imitavam pastores e padres e havia estátuas de São Jorge, santos católicos, homens do candomblé e até fitinhas do Senhor do Bonfim.

O último carro fez a mistura de todas as fases vividas pela escola, com as inspirações na natureza e o pensamento no futuro.

Integrantes patinavam no carro todo em verde e amarelo, fazendo ziguezagues nos espaços com nomes como "Avenida Renato Lage" e "Estrada Dr. Andrade". Cabeças de onça e tucanos se espalhavam na alegoria e o papagaio veio com corpo de cavalo alado.

(Por Nathália Ferreira)

ÍNDICE DE CARNAVAL 2006 IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/01/2007

16h21- James Bond, mito da nossa época, vira objeto de estudo de intelectuais em Paris

09/01/2007

20h38- Os prováveis candidatos ao Oscar

20h20- Ingressos para o Carnaval de São Paulo serão vendidos em pontos em SP, RJ e MG

16/11/2006

19h46- Preta Gil será rainha de bateria da Mangueira

06/06/2006

10h55- Sapucaí terá viagem da Noruega à Africa no Carnaval 2007

21/03/2006

10h46- Cotações do Banco Central Europeu (BCE)

05/03/2006

19h03- Mulher é baleada em desfile das campeãs do Rio; Tijuca causa polêmica

18h54- Em programa de rádio, Chávez comemora vitória de Vila Isabel