Carnaval 2006
BUSCA


Últimas Notícias
27/02/2006 - 08h43
Beija-Flor encerra primeiro dia de desfiles no Rio como favorita



RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Beija-Flor de Nilópolis encerrou o primeiro dia de desfiles das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro na manhã de segunda-feira com uma apresentação coesa, de cores marcadas nas diversas alas, coreografias bem ensaiadas e samba-enredo contagiante. Uma combinação perfeita para quem está buscando o tetracampeonato.

Até a "paradinha" da bateria para a escola simular o barulho de uma explosão deu certo, afastando o medo do samba atravessar. Com destaques como os ex-Big Brothers Grazziele Massafera e Allan e o ator Edson Celulari, a escola de Nilópolis conseguiu segurar o público apesar da maratona de mais de dez horas que a fez entrar na avenida pela manhã.

"Desfilar durante o dia ajuda a escola. Já ganhamos vários campeonatos assim...viemos para pegar o tetra", disse o puxador Neguinho da Beija-Flor antes de entrar na avenida.

Confiantes de que podem conquistar o título novamente, os diretores da escola circulavam em torno do desfile e se cumprimentavam entrelaçando quatro dedos das mãos, simbolizando a quarta vitória consecutiva.

Homenageando a cidade de Poços de Caldas, a Beija-Flor explorou o tema da água, um dos principais atrativos dessa região mineira.

Unidos da Vila Isabel surpreendeu com um desfile criativo de inspiração folclórica que investiu na latinidade. Com gastos que ultrapassaram os 4 milhões de reais, segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, a escola buscou contar a história sofrida do continente latino-americano e exaltar sua integração.

Presença esperada, o jogador de futebol argentino Maradona preferiu curtir a festa do camarote da Brahma a descer para a avenida. Outra ausência notada foi a do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que ajudou a patrocinar a escola por meio da estatal petrolífera de seu país. Não é à toa que destaques e carros com lhamas, símbolos astecas, bananas e fantasias à la Carmen Miranda foram utilizadas em profusão. De qualquer forma, o carro que mais chamou a atenção foi mesmo o que trazia um boneco de 14 metros representando o líder Simon Bolívar, idealizador de uma América unida e forte.

Penúltima escola a desfilar, a Grande Rio teria ido melhor se não tivesse ultrapassado ligeiramente o tempo regulamentar, de 1hora e 20 minutos, trazendo oito carros alegóricos para a avenida.

Explorou o tema da Amazônia e trouxe destaques que valorizavam as cores verde e vermelha. Contou a história dos conquistadores espanhóis, que foram atrás dos incas na floresta amazônica acreditando que eles fugiam com um grande tesouro.

Várias das alegorias se transformavam na avenida, com destaque para o carro abre-alas, que ora apresentava ocas indígenas, ora um templo asteca.

Uma das preferidas dos atores da Globo, a Grande Rio trouxe a atriz Suzana Vieira como rainha da bateria e também Totia Meirelles e Guilhermina Guinle entre as famosas presentes.

CHOCOLATE

A Caprichosos de Pilares não distribuiu os prometidos chocolates na avenida, como diz o seu samba, mesmo com o patrocínio da fábrica Garoto. Com medo de perder pontos por uma possível interpretação de "merchandising", a escola se limitou a deixar um cheiro de cacau no ar, disseminado pelo último carro. Ele trazia, disfarçadamente, vários produtos da empresa.

Quarta escola do primeiro dia do desfile do Grupo Especial, a escola de Pilares veio sem Luma de Oliveira, mas colocou no seu lugar Mel Brito, cria da comunidade e bem recebida pelo público.

CHUVA

Segunda escola da noite, a Acadêmicos da Rocinha foi gravemente prejudicada pela forte chuva que acompanhou praticamente todo o desfile da escola.

Com o tema "Felicidade não Tem Preço", a agremiação sofreu com buracos na evolução e terminou sua apresentação com seis minutos de atraso, o que deve lhe custar caro na avaliação final.

A outra única participação da escola no grupo de elite aconteceu em 1997, quando a Rocinha explorou o personagem Zé Carioca numa viagem fantasiosa à Disney.

Nesta nova tentativa, nem a presença da apresentadora Adriane Galisteu como rainha da bateria trouxe a sorte que a escola precisava para fincar o pé nesse grupo especial do Carnaval carioca.

A Imperatriz Leopoldinense bem que tentou animar o público, com todos os integrantes cantando o samba, mas o retorno não veio. A escola acabou mantendo a tradição e realizou seu desfile quase tecnicamente impecável. A terceira escola a entrar na avenida contou a história do italiano Giuseppe Garibaldi e suas aventuras pela América do Sul, nas palavras do escritor Alexandre Dumas.

O Salgueiro abriu o primeiro dia de desfile sem muita empolgação do público, apesar do refrão forte do samba e da criatividade de sempre dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lávia, que fizeram espermatozóides fecundarem óvulos no meio da avenida e habitantes do microcosmos ganharem tamanhos gigantes.

O presidente da escola, Luiz Augusto Duran, culpou o preço dos ingressos pelo pouco entusiasmo do público, que ele alegou ser bem diferente do que frequenta os ensaios técnicos gratuitos na Marques de Sapucaí, que já se tornaram um dos programas mais atrativos da cidade e de onde o Salgueiro saiu consagrado nos últimos meses.

"O público que tem grana para pagar esses ingressos não decora o samba, vem só ver o espetáculo", justificou.

Nos camarotes, a competição era de natureza eleitoral.

À parte do astro Maradona no quesito celebridades, apareceram para aproveitar os flashes o pré-candidato do PMDB à Presidência, Anthony Garotinho, com sua mulher, a governadora do Rio, Rosinha Matheus, e o também pré-candidato do PSDB e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Eles trocaram cumprimentos e posaram para fotos. O adversário de Garotinho no PMDB, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, também aproveitou para mostrar a cara na vitrine nacional que é o Carnaval do Rio.

(Por Adriana Garcia, Denise Luna e Nathália Ferreira)

ÍNDICE DE CARNAVAL 2006 IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/01/2007

16h21- James Bond, mito da nossa época, vira objeto de estudo de intelectuais em Paris

09/01/2007

20h38- Os prováveis candidatos ao Oscar

20h20- Ingressos para o Carnaval de São Paulo serão vendidos em pontos em SP, RJ e MG

16/11/2006

19h46- Preta Gil será rainha de bateria da Mangueira

06/06/2006

10h55- Sapucaí terá viagem da Noruega à Africa no Carnaval 2007

21/03/2006

10h46- Cotações do Banco Central Europeu (BCE)

05/03/2006

19h03- Mulher é baleada em desfile das campeãs do Rio; Tijuca causa polêmica

18h54- Em programa de rádio, Chávez comemora vitória de Vila Isabel