UOL Carnaval 2007UOL Carnaval 2007
UOL BUSCA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20/02/2007 - 01h01

Salgueiro deixa a Sapucaí sob aplausos

Da Redação

Publius Vergilius/ UOL

Mestre-sala e porta-bandeira da Salgueiro

Mestre-sala e porta-bandeira da Salgueiro

Terceira escola a pisar na Sapucaí nesta segunda-feira (19), a Salgueiro empolgou o público da arquibancada homenageando as "Candaces", rainhas africanas que dominaram o continente antes da era cristã.

Dos oito títulos conquistados pela escola da zona norte do Rio, quatro deles tiveram inspiração na cultura afro. Desta vez, a escola colocou na avenida a força da mulher africana desde a antigüidade, mostrando rituais, tradições, lendas e histórias da poderosa dinastia africana.

A comissão de frente "Asas da Imortalidade" reuniu 15 homens que representavam o faraó que tenta trazer ao mundo a rainha Nefertiti. Uma feiticeira saía do abre-alas, que trazia iluminação e efeitos especiais. A escola entrou na avenida reunindo cerca de 3.200 componentes e sete carros alegóricos.

As entidades mitológicas, as mães feiticeiras, as sacerdotisas baianas e figuras como a rainha de Sabah também foram lembradas durante a passagem da agremiação vermelha e branca, que contou com 25 alas, 14 delas composta por membros da comunidade. Além das cores da escola, o dourado esteve também dominou as alegorias e adereços.

O carro-alegórico "Candaces", com as 14 rainhas que defenderam um grande império da invasão dos romanos, foi composto por representantes da comunidade que saíram em outros Carnavais como baianas. Sete carros muito grandes e ricamente trabalhados entraram na avenida.

A musa Gracyanne Barbosa, integrante do grupo de axé "Tchakabum", estreou à frente da bateria do Mestre Marcão e mostrou entrosamento com os ritmistas da "Furiosa" (apelido da bateria da escola).

Sabrina Sato, do "Pânico na TV", foi um dos destaques da Salgueiro, depois de desfilar no Grupo de Acesso paulistano pela Gaviões da Fiel.

Veja a seguir ordem dos desfiles do segundo dia:

00h15 - Portela
01h20 - Imperatriz Leopoldinense
02h25 - Grande Rio
03h30 - Beija-Flor
Mais
1ª noite: Viradouro empolga e Beth Carvalho é vetada na Mangueira
Destaques na 2ª noite: Salgueiro, Portela, Beija-Flor e Grande Rio
Beija-Flor fecha Carnaval 2007 sob bênçãos das dinastias da África
Celebridades ajudam Grande Rio a brigar pelo título
Imperatriz vai da Escandinávia a Pernambuco em 80 minutos de desfile
O Olimpo grego e o da Portela unem-se na Marquês de Sapucaí
Unidos da Tijuca entra na disputa pelo título
Sem brilho, Porto da Pedra abre 2º dia com aula sobre a África do Sul
RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE

Shopping UOL